Maputo - Pegadas e vestígios de fezes é tudo o que a população de Memba, uma vila costeira no norte de Moçambique, tem para assegurar que, durante a noite, as suas ruas são percorridas por três elefantes.
Apesar da sua corpulência, ainda ninguém viu os paquidermes, nem mesmo a patrulha da Polícia da República de Moçambique enviada para o local após terem aparecido os primeiros vestígios ou o caçador que na região afugenta esta espécie protegida.
Mas os elefantes têm feito tudo para não passarem despercebidos, segundo o relato de uma moradora, citado hoje no diário Noticiais, de Maputo.
"Esta manhã (quarta-feira) saí para a ginástica matinal e voltei a deparar-me com as pegadas de um elefante em redor da residência do médico.
Soube, igualmente, que em redor do centro de saúde foram encontradas pegadas do mesmo animal, o que nos leva a acreditar que os mesmos estão perdidos", disse Felisbela Lazaro.
Na região, a mais de dois mil quilómetros a norte da capital, Maputo, abundam as manadas de elefantes e os locais crêem que estes "visitantes nocturnos" se encontrem perdidos há cerca de uma semana, desde que surgiram os primeiros indícios da sua presença na vila com 53 mil habitantes.
Até ao momento não se registaram danos nem outros prejuízos, a não ser, como assinala o jornal, os estabelecimentos de diversão nocturna terem passado a fechar mais cedo, com receio de uma visita inesperada.
Fonte: Angola press - 26.01.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário