quarta-feira, janeiro 11, 2012

Libertado porta-voz dos desmobilizados após manifestação diante do gabinete do PM

Maputo, 11 jan (Lusa) - O porta-voz do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, Jossias Matsena, foi libertado após ter sido detido hoje pela polícia, por três horas, quando participava numa pequena manifestação em Maputo diante do gabinete do primeiro-ministro.
Jossias Matsena foi detido por agentes policiais no Parque Repinga, na capital moçambicana, e levado ao comando-geral da polícia ao nível da cidade de Maputo, perante jornalistas que se encontravam ali a cobrir uma manifestação não autorizada de veteranos de guerra.

À saída, Jossias Matsena contou à Lusa que um comandante da polícia exigiu ao grupo a formalização do pedido de manifestação que permitirá aos desmobilizados saírem à rua dentro de quatro dias.

O responsável pela polícia assegurou, por outro lado, que, na quarta-feira, serão definidas as artérias da cidade de Maputo que os manifestantes poderão percorrer.

Contudo, as autoridades policiais proibiram os desmobilizados de se reunirem diante do gabinete do primeiro-ministro, o que foi aceite pelo porta-voz do Fórum dos Desmobilizados.

"Não me bateram, nem fizeram nada. Durante a conversa, o comandante reconheceu as nossas reivindicações, mas disse que devíamos formalizar o pedido para nos manifestarmos de acordo com aquilo que está na lei", disse Jossias Matsena.

Falando momentos antes da detenção, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados disse à Lusa que há semanas que o grupo vem agendando a manifestação para o presente mês e que solicitou a permissão ao Ministério do Interior, que, no entanto, a recusou, alegando que o "Governo está de férias".

No início da manhã, cerca de três dezenas de desmobilizados, incluindo mulheres idosas, decidiram, por isso, concentrar-se no Parque Repinga, em frente ao gabinete do primeiro-ministro para "pressionar" Aires Ali a atender as suas exigências.

"O objetivo final dos desmobilizados é encontrar-se com o chefe de Estado, Armando Guebuza, para falar sobre o documento que submetemos à Presidência da República", disse à Lusa Jossias Matsena.

Recentemente, os veteranos de guerra denunciaram ao Presidente moçambicano o não pagamento de pensões e a suposta criação de brigadas pelos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) para amedrontar os "veteranos", que ameaçam manifestar-se à escala nacional.

O líder do Fórum dos Desmobilizados, Hermínio dos Santos, que não esteve presente no Parque do Repinga, contactou hoje a Lusa para referir a sua "indignação" perante a manifestação e acusar Jossias Matsena de ser desobediente e agitador.

"Não sei porque ele (Jossias Matsena) estava detido. É desobediente e agitador, até porque levou os desmobilizados de guerra ao Parque Repinga à revelia do Fórum dos Desmobilizados. Concordo com o argumento do Governo de que está de férias e que só podemos manifestar-nos depois do dia 04 de fevereiro", disse à Lusa Hermínio dos Santos.

MMT.

Lusa/Fim in Notícias Sapo - 11.01.2012

Sem comentários: