quarta-feira, janeiro 25, 2012

Ex-edil da Renamo em Nacala-Porto reclama dinheiro prometido pela Frelimo

Manuel dos Santos traído pelos “camaradas”
Maputo (Canalmoz) – Em 2009, aquando da realização das quartas eleições gerais e primeiras para as Assembleias Provinciais, o ex-presidente do Município de Nacala-Porto então eleito pelas listas da Renamo, Manuel dos Santos, que perdera pouco antes a sua reeleição a favor do candidato da Frelimo na segunda volta, apareceu a apoiar a Frelimo, jogando farpas para a Renamo, partido pelo qual havia concorrido. Nas eleições municipais um ano atrás concorrera pela Renamo. Afinal tudo era fruto de negociatas envolvendo dois milhões e quinhentos mil meticais.
Agora que “o dinheiro prometido pela Frelimo a Manuel dos Santos não sai”, o ex-edital começa a revelar segredos e cita o nome do empresário Celso Correia, da INSITEC, como a pessoa que iria pagar o tal dinheiro ao ex-edil da Renamo.
Informações que circulam em Nacala, dadas como saindo do próprio ex-edil, indicam que as negociações para Manuel dos Santos mudar da Renamo para Frelimo foram conduzidas pelo jovem empresário Celso Correia e ele próprio tinha-se encarregado de efectuar o pagamento do valor acordado de dois milhões e quinhentos mil meticais. Mas já lá vão três anos, e Manuel dos Santos só recebeu uma parte desse dinheiro.
O Partido Frelimo via Manuel dos Santos como grande adversário naquela cidade. Foi um edil amado pela população e recorde-se, quando em 2008 a Renamo perdeu todas as autarquias para a Frelimo, em Nacala-Porto houve segunda volta. Só assim a Frelimo conseguiu tirar Manuel dos Santos da urbe e pelo que se conta fraudulentamente, comprando o seu silêncio perante troca de resultados.
“Comprando” o edil para apoiar a Frelimo nas eleições de 2009, o partido dos “camaradas” conseguia arrastar os apoiantes de Manuel dos Santos para as suas fileiras. E assim foi, pelo menos em parte.
O acordo entre Manuel dos Santos e Celso Correia, a mando da Frelimo, previa o pagamento antecipado de um milhão e quinhentos mil meticais, para depois das eleições o ex-edil receber a outra parte, ou seja, um milhão de meticais, o que não veio a acontecer.
Até hoje Manuel dos Santos ainda não recebeu o valor em falta, garantiu-nos uma fonte próxima.
A mesma fonte diz que Manuel dos Santos tem tentado cobrar a restante parte da verba, mas ninguém lhe dá ouvidos. “Celso Correia jamais quis ouvir a ele (Manuel dos Santos) e muito menos responde às chamadas vindas de Manuel dos Santos, disse-nos a fonte.
Acantonado na Assembleia Municipal como membro, Manuel dos Santos vai levando a sua vida em Nacala-Porto.
Em Nacala-Porto tentámos, sem sucesso, colher a posição de Manuel dos Santos para falar sobre este assunto.
Telefonámos ao ex-edil e ele disse que se encontrava algures num bairro de Nacala-Porto e não tinha disponibilidade para nos receber. (Aunício da Silva)

Fonte: Canalmoz - 25.01.2012

Sem comentários: