sábado, janeiro 21, 2012

Propinas sufocam estudantes

Estudantes do ISCAM reclamam agravamento acentuado das propinas

Os números não param de subir! Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique. Os constantes agravamentos das propinas já estão a criar um clima de desconforto entre a comunidade estudantil que junto da direcção do instituto procurou na manhã desta quinta-feira solicitar uma revisão do agravamento anunciado para o presente ano na ordem de 56 por cento.
E mais. Aqui fala-se de injustiça. Um dos estudantes que supostamente por temer represálias não aceitou gravar a entrevista explicou a TIM que por exemplo quem estudou um ano com uma propina de 19.200 meticais, no ano seguinte deve pagar 30 mil meticais. Ou seja, todos anualmente são solicitados a aumentar os furos no cinto.
Os estudantes entendem que as revisões das propinas não deviam ser anuais, uma vez que antes de ingressarem neste instituto há um plano que fazem sobre os pagamentos, mas quando depois vêem os seus bolsos assaltados o seu desempenho na sala de aula fica condicionado.
Explicaram ainda que neste instituto se o estudante tem uma cadeira em atraso deve até à data da renovação da matrícula pagar 1.500,00 Meticais, valor a que deve juntar 3 mil meticais, mais mil e trezentos da cadeira em atraso, quinhentos meticais para os testes e cartão de estudante, o que totaliza seis mil e trezentos meticais. Números cobrados só para o arranque do ano lectivo.
Desde a passada segunda-feira que a TIM tem estado a contactar a direcção do ISCAM, mas este a respeito do agravamento das propinas não se quer pronunciar. (Helenio Jeronimo)

Fonte: TIM - 20.01.2012

Sem comentários: