sábado, janeiro 21, 2012

Malawi: Mulheres manifestam-se à favor da conservação do uso da calça

Blantyre - Cerca de 2.000 mulheres manifestaram –se hoje (sexta-feira) em Blantyre, principal cidade do Malawi, para protestar contra os despimentos forçados dos quais foram vitimas algumas delas por se apresentarem de calças, constatou um correspondente da AFP.


"Devemos dizer “não” aos abusos dos quais são vitimas as mulheres", lançou a vice-presidente Joyce Banda explicando a vontade de querer "mostrar (sua) solidariedade" para com as vítimas.

Algumas mulheres apresentavam T-shirts com a palavra "Paz", e outras com a questão "Venda, Ndikugule, Undibvulenso?, que pode ser traduzido por “Vendedor, comprei a ti e tu a retiras? .

Vários membros do governo e representantes da oposição participaram na manifestação.

A policia anunciou quarta-feira que deteve 15 "vagabundos" vendedores ambulantes e jovens desocupados, que aterrorizam as mulheres despindo-as das suas vestes (calças e blusas), antes de se apoderarem do seu dinheiro, na capital Lilongwe.

O presidente Bingu wa Mutharika deu razão quinta-feira as mulheres assegurando as suas concidadãs que "elas podem usar o que quiserem”, como a calça que melhor as protege em relação à saia.

As mulheres desse país profundamente conservador da África Austral não têm direito de usar calças desde o governo de Kamuzu Banda. A interdição não foi levantada desde 1994.

Fonte: Angola press - 21.01.2012

Sem comentários: