sábado, outubro 08, 2011

Camarões: Eterno opositor procura presidência pela 3ª vez

JOHN Fru Ndi, candidato à presidência dos Camarões pela Frente Social-Democrática (SDF), será o principal rival do actual governante, Paul Biya, nas eleições de amanhã, e concorre ao cargo pela terceira e última vez, segundo as suas próprias palavras.
De nada serviu ao veterano opositor derrotar Biya - no poder desde 1982 - nas primeiras eleições multipartidárias nos Camarões em 1992, quando obteve 38,6 porcento dos votos contra 36,8 porcento de Biya, pois o Supremo Tribunal concedeu a vitória a este último.

Em protesto à decisão do tribunal, os seguidores de Fru Ndi protagonizaram violentos incidentes que fizeram três mortos. Esses protestos custaram a Fru Ndi um mês de prisão.

Após as eleições, que vários observadores internacionais qualificaram de “irregulares”, Fru Ndi decidiu boicotar o pleito seguinte, em 1997. Na sua posterior aparição nas urnas, em 2004, recebeu 17,4 porcento dos votos, insuficientes para obter a chefia do Estado.

Nascido na parte anglófona dos Camarões, no dia 7 de Julho de 1941, Fru Ndi é o candidato com maiores possibilidades de vitória entre os opositores ao actual presidente dos Camarões, Paul Biya, um dos mais antigos governantes africanos que acumula quase 29 anos no poder, agora a tentar ampliar o seu mandato, já que, segundo o seu partido, os camaroneses lhe “suplicam” que continue.

Biya é, depois de Ahmadou Ahidjo (que esteve no poder de 1960 a 1982) o segundo presidente que os camaroneses tiveram desde a sua independência da França e do Reino Unido há 51 anos, e mantém um forte controlo do aparelho estatal e dos meios de comunicação.

Fonte: Jornal Notícias - 08.10.2011

Sem comentários: