O ministro da Educação, Zeferino de Alexandre Martins, disse que o seu ministério vai priorizar a implementação de três pilares de desenvolvimento, que consistirão na expansão de rede escolar a todas as crianças moçambicanas para que tenham acesso à educação, no incremento da qualidade do ensino e aprendizagem e na elevação da capacidade institucional.
Falando à comunicação social no termo da sua sua visita de um dia a Nampula, Zeferino Martins revelou, igualmente, que o sector de educação vai privilegiar as escolas técnicoprofissionais por forma a prosseguirem na implementação das suas actividades preconizadas no Programa Integral da Reforma da Educação Profissional (PIREP).
Segundo o titular da pasta de Educação, o desmembramento entre os ministérios de Educação e de Cultura insere-se numa estratégica do governo que, além de conferir a necessária especialização, tem em vista permitir uma maior concentração dos recursos disponíveis para os objectivos específicos de cada sector.
O reforço da capitalização do ensino técnico-profissional e da alfabetização de adultos é uma das opostas prioritárias no nosso mandato. Sublinhou Zeferino Martins, observando que a formação institucional bem como de recursos humanos integram a agenda da sua governação, visando facilitar a implementação do sistema nacional de educação.
Fonte: WamphulaFax (21.01.2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário