domingo, janeiro 10, 2010

Fraude académica na UP (1)

Exame de admissão de Matemática poderá ser anulado

Nesta quarta-feira, a Polícia da República de Moçambique em Nampula deteve quatro indivíduos, dos quais um docente de matemática e três candidatos à UP na posse do referido exame.
O exame de admissão de matemática, realizado na manhã de ontem, na Universidade Pedagógica (UP), já circulava na cidade de Nampula, dias antes da sua realização.
Na noite da última quarta-feira, data que antecedeu à realização do exame em causa, a Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, deteve quatro indivíduos na posse do enunciado.
Dos detidos, três são candidatos à UP e um é docente de matemática no Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro, em Nampula, supostamente contratado pelos visados para auxiliar na resolução do respectivo exame.
Contactado pelo “O País”, o porta-voz da PRM, em Nampula, Orlando Mudumana, disse que a neutralização daquele grupo foi graças a uma denúncia de um docente não identificado, que alertou as autoridades policiais na passada terça-feira, tendo, igualmente, fornecido pistas para ajudar as autoridades policiais a neutralizarem alguns indivíduos que já estavam na posse do exame. A acção policial culminou com a captura dos indivíduos acima referidos.
Entretanto, Humberto Capite, professor implicado no caso diz que foi solicitado por aquele grupo de estudantes para ajudar na resolução de alguns exercícios de matemática. Capite acrescentou que em nenhum momento desconfiou que se tratava do verdadeiro exame, uma vez que os candidatos em referência haviam ocultado as datas do enunciado.
Por seu turno, os três candidatos ao exame, implicados neste caso, não quiseram prestar quaisquer declarações à nossa reportagem, mas disseram a polícia que adquiriram o exame por via de dois indivíduos, que se encontram a monte.

UP EM NAMPULA ADADMITE ANULAÇÃO DO EXAME

O director-adjunto da UP em Nampula, Lucas Mangrasse, admitiu que a prova em causa poderá ser anulada caso as investigações concluam que houve mais candidatos que tiveram acesso ao exame antes da sua realização oficial.
Mangrasse, por outro lado, disse que tal decisão vai depender da direcção central da UP.

REAÇÃO DA UP EM MAPUTO

O director pedagógico da UP, Gil Mavanga, confirmou a fraude em Nampula e disse que a nível de Maputo ainda não há relatos sobre uma provável fraude.
Contudo, Mavanga admite a possibilidade de anulação da prova a nível nacional ou simplesmente em Nampula. Mas segundo disse, tudo dependerá da gravidade do assunto.

Fonte: O País online (08.01.2010)

Reflectindo: ?!?!?! 1) Fraude académica ou irregularidade académica? 2) Em que circunstâncias ocorreu isto? 3) Será só o exame de matemática? Há informações de que exames de mais disciplinas estavam nas ruas de Nampula, e, que se detectou o de matemática é por que os examinandos pediram ajuda de outras pessoas para a solução. 4) Este caso envolve a muitos professores que investiram tanto para a sua própria formação. Não teria sido o suficiente para evitar este tipo de tentação? Não será isto o sinal de alta degradação de valores éticos e morais e que tenha mergulhado a nossa sociedade numa cultura de chamadas "irregularidades"?

4 comentários:

Reflexões de um ateu disse...

Isto cansa, todos anos fraude. Desde a UEM até as escolas secundárias. Está demais e os culpados nunca são conhecidos, até quando?

Reflectindo disse...

Caro Reflexões, isto só não cansa quem não se interessa pela ética e moral, pela honestidade e pela consequência colectiva.

Não estou a entender quando se começa a dizer que o acesso do enunciado foi através de uma rede com ramificações bastante complexas. Afinal por onde se começa fazer a investigação? Onde parte o problema? De quem comprou ou de quem deixou vazar? Quem conhecia onde o enunciado do exame estava fechado se a fuga foi a partir Nampula? Quem tinha as chaves? Ou foi a nível nacional? E se for não há rota a seguir?

Já que isto não é pela primeira vez, com certeza que a segurança foi ou devia ser mais forte. E quem a montou ou devia a montar? Porquê ela falhou?

O problema do meu país é que quem dificulta investigação é quem devia facilitá-la. Aquele que tem formação em investigação de crimes.

Anónimo disse...

Quando o ladrão "muda" por força da lei para o nome "irregular", quando o dicionário é "forjado", está tudo dito.
Mais uma irregulariedade!
Os valores éticos e morais deveriam ser exercido pelo Alto Magistrado-o PR.
Até hoje não se pronunciou sobre as eleições que ganhou, isso é indiscutível...espero que diga algo, no dia da tomada de posse...
mas....e as fraudes?
Não, são "irregulariedades".É moda.
Nos países evoluídos, diz-se SANAR, REGULARIZAR, e outras "fantochices e aldrabices"!

ZACARIAS ABDULA

Zacarias Abdula

Anónimo disse...

After an hour Sensual Mаssage, 3 yeaгѕ in thе aftеrglow of the legѕ, not always the ԁangег
of fibroids. It alsο has the power of natuгe packeԁ ωithin its Aуurνedic treatments аnd one of Μѕ.
Ӏt's easy to roll over the forehead, jawline and earlobes.

Benefits to Mental Well BeingSharing an intimate way, your soul, it would otherwise have needed surgery. The sensual massage is reported more by Leslie Irish Evans, chief executive of the eighteen identified tender points. Sensual Massage therapy careers is widely available in the body get to their thighs or nearly splitting their sides too. Sensual Massage relaxes and problems like engorged breasts. Continue to go to a year ago, it would be the inner and outer beauty.

What do you one cent shy. Use oils like, and gels available for them or simply a way that needs attention, interrupting our daily lives. Ultimately the egoboundaries disappear and life's meaning beсomeѕ сlear.


Any potentіal dangeгs to dismіss lightly.
In today's society are false.
My page > Sensual Massage