quinta-feira, janeiro 14, 2010

Fraude académica na UP (3)


Anulado exame de Matemática

A Reitoria da Universidade Pedagógica, decidiu anular o exame da cadeira de matemática, submetido aos candidatos a ingresso naquela instituição de ensino superior, para o curso de gestão e contabilidade, em Nampula.
Esta decisão é decorrente da fraude académica detectada quando da realização da referida prova na quarta-feira da semana passada. Fonte da Universidade Pedagógica, em Maputo, referiu que o Conselho Pedagógico, daquela instituição, marcou já para segunda-feira próxima, a realização de uma outra prova da disciplina aos candidatos ao curso de gestão e contabilidade, que será ministrado pela primeira vez, a partir do ano lectivo prestes a arrancar.
Em relação a outras provas realizadas por aquela universidade, em Nampula, a fonte disse não haver indícios de fraude que possam precipitar a tomada de decisão visando a sua anulação.
Os exames de geografia, biologia e historia sobretudo, foram alvos de especulações de ter havido fraude, porquanto alguns concorrentes, que realizavam as provas em alusão, receberam respostas por via de telemóveis, não obstante o apelo para que aqueles aparelhos fossem desligados no decurso da avaliação.
Alias, alem dos 28 pessoas detidas em conexão com a fraude do exame de matemática, outras cinco pessoas foram presas, no dia da realização do exame de biologia e história, as quais teriam recebido respostas certas de perguntas constantes da prova por via de telemóveis.
Recorde-se que 25 dos cidadãos envolvidos com a fraude da prova de matemática foram já postos em liberdade, estando detidas três pessoas cuja pista poderá levar a descoberta os mentores da acção criminosa.

Fonte: Wamphula Fax in @verdade (12.01.2010)

Sem comentários: