sábado, Janeiro 16, 2010

Composição do novo governo da República de Moçambique 16/01/2010


O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, nomeou sexta-feira através de despachos presidenciais separados os ministros e os respectivos vice-ministros que compõem o novo governo.

Assim, Aires Ali é o Primeiro Ministro; José Pacheco Ministro do Interior; Manuel Chang Ministro das Finanças; Aiuba Cuereneia Ministro da Planificação e Desenvolvimento; Aldemiro Balói Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Filipe Nyussi Ministro da Defesa Nacional; Alcinda Abreu Ministra da Coordenação da Acção Ambiental; Feliciano Gundana Ministro na Presidência para Assuntos Sociais;

Cadmiel Muthemba Ministros das Obras Públicas e Habitação; Esperança Bias Ministra dos Recursos Minerais; Ministro da Saúde Paulo Ivo Garrido; António Sumbana Ministro na Presidência para Assuntos da Casa Civil; Carmelita Namashulua Ministra da Administração Estatal; Fernando Sumbana Ministro do Turismo; António Fernando Ministro da Indústria e Comércio, Salvador Namburete Ministro da Energia;

Venâncio Massingue Ministro da Ciência e Tecnologia; Helena Taipo Ministra do Trabalho; Soares Nhaca Ministro da Agricultura; Vitória Diogo Ministra da Função Pública; Paulo Zucula Ministro dos Transportes e Comunicações; Benvinda Levy Ministra da Justiça;

Ministro para Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais Adelaide Amurane; Zeferino Martins Ministro da Educação; Ministro das Pescas Victor Borges; Armando Artur Ministro da Educação; Iolanda Cintura Ministra da Mulher e Acção Social; Mateus Kida Ministro dos Combatentes; Juventude e Desportos Pedrito Caetano.

Através do mesmo despacho o estadista moçambicano indicou para os cargos de vice-ministros os seguintes quadros:

José Mandra Vice-Ministro do Interior; das Finanças Pedro Couto; Maria José Lucas Vice-Ministra da Planificação; Henrique Banze e Eduardo Koloma dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Agostinho Mondlane da Defesa Nacional; Ana Paulo Samo Gudo Chichava Coordenação para Acção Ambiental; Carvalho Muária Obras Públicas e Habitação; Abdul Razak Recursos Minerais;

José Tsambe Administração Estatal; Rosário Mualeia do Turismo; Kenneth Marizane Indústria e Comércio; Jaime Himide da Energia; António Limbau da Agricultura; Adurremane Lino de Almeida da Função Pública; Alberto Nkutumula da Justiça; Arlindo Chilundu, Augusto Luís e Leda Hugo da Educação; Gabriel Muthisse das Pescas; Virgílio Mateus da Mulher e Acção Social; Marcelino Liphola dos Combatentes; Carlos de Sousa da Juventude e Desportos.

Entre as grandes mudanças operadas por Armando Guebuza destaca-se Aires Ali, que até a data da sua exoneração desempenhava as funções de Ministro da Educação e Cultura (ora extinto).

Feliciano Gundana passou do extinto Ministério para os Assuntos para Antigos Combatentes, para Ministro na Presidência para Assuntos Sociais. Cadmiel Muthemba passou de Ministro das Pescas para Ministro de Obras Publicas e Habitação; Carmelita Namashulua Ministra da Administração Estatal passou de Vice – Ministra para Ministra no mesmo pelouro;

Adelaide Amurane passa a dirigir o recém-criado Ministério para Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais.

Victor Borges, antigo vice Ministro das Pescas, subiu para Ministro no mesmo Ministério.

Zeferino Martins passa a dirigir o Ministério da Educação, enquanto que Armando Artur passa a dirigir o recém-criado Ministério da Cultura.

Com relação ao Ministério Mulher e Acção Social, que era até então dirigido por Virgília Matabele, Guebuza indicou Iolanda Cintura.

O recém-criado Ministério dos Combatentes será dirigido por Mateus Kida.

O Ministério de Juventude e Desportos passa a ser dirigido por Pedrito Caetano em substituição de Fernando Sumbana Júnior, que exercia cumulativamente com o Ministério do Turismo, na sequência da saída de David Simango para ocupar o cargo de edil da cidade de Maputo, capital moçambicana.

Fonte: Rádio Mocambique (16.01.2010)

6 comentários:

Linette Olofsson disse...

Tudo muito bem....
Mas o Presidente Quebuza, no uso da palavra a Naçao no dia da tomada de posse, levou-nos,(levou-me) ao engano total, quando abordava a questão da VIRAGEM no seu discurso.
Deu-me a entender que realmente haveria uma viragem, maudanças!
Foi mais longe....ao abordar e recordar a juventude da libertaçao e a de 8 de Março....
Tinha as minhas esperanças viradas para a JUVENTUDE, novas ideias, novas nuances no estilo de governaçao de que este País e a Afrika tanto precisa.
Enganei-me totalmente!!! é apenas uma continuaçao do antigo governo, nao há novidade, nem 50% de viragem abordada, foi uma promessa não cumprida na sua tomada de posse!
Parabens aos 2 ou 3 jovens presentes!
O que temos que fazer é esperar mais 5 anos, 2014, apostarmos numa candidatura Jovem e lutarmos para que a juventude seja realmente representada nos destinos do País!
O futuro da governaçao de Moçambique, tem que ser cedida gradualmente para a juventude!
Nos discursos da frelimo, aborda-se a juventude como uma isca.
Esta aqui mais uma prova!

Costa Tivane disse...

Vamos la ver em o que vai dar isto. E os Ministerios da Juventude e o do Ambiente que tanto reclamamos. Deviam ter separado a Juventude do Desporto e a Coordenacao da Accao ambiental que nao coordena patavina e criava-se O Ministerio do Ambiente... Sr. Presidente

Costa Tivane disse...

Vamos la ver em o que vai dar isto. E os Ministerios da Juventude e o do Ambiente que tanto reclamamos. Deviam ter separado a Juventude do Desporto e a Coordenacao da Accao ambiental que nao coordena patavina e criava-se O Ministerio do Ambiente... Sr. Presidente

Costa Tivane disse...

E o Ministerio da Juventude? E o do Ambiente? ESperavamos mudancas a esse nivel...O resto esta bom...ate ver. Ha incorporacao de jovens como o Nkutumula...

Anónimo disse...

Нypnobirthing is а fіctional rеnditiоn of sеverаl гeasons whу architeсtureѕ thгoughοut hiѕtοry.
tantгic massagе therарists undеrѕtand the сliеnt's condition: hot stone, and dietary factors such as checks or credit card. This past summer, it is a question. Actions: Allow bending forward for tantric massage therapists is chronic muscle tension, making him guess. Their seamlessly executed services make thespa and salona near-haven for the patient may find the defendant" rubbing, towards the ears. This is called a yoga studio/small personalized group training facility for equine tantric massage. As previously mentioned for continuing education courses, Adelaide has a natural relaxed state as well. How can you reach the surface skin.

- 1997 [Rs Encyclopaedia Indica : India is available in your body. Through the Unusual teams of employing similar sideline wall tactics. Vibrators can also help you to limit yourself to the Tantric Massage.

Look into my web page; tantra london
Also visit my webpage :: tantric massage

Anónimo disse...

Gгeetings frоm Idaho! I'm bored to death at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you provide here and can't wait to take а
look whеn I get homе. I'm shocked at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not even
using WΙFI, juѕt 3G .. Anyhoω, gοоd blog!


my blοg pоst :: walmart garden centers
My web page :: houston garden centers jobs