terça-feira, julho 14, 2009

Moeletsi Mbeki: TEMOS RICOS SIM, NÃO BURGUESES NEM CAPITALISTAS!

- Quais são as limitações do colonialismo?
- O colonialismo não criou economias industriais. Mas os nacionalistas africanos destruiram a pouca indústria que havia. Repare para o Zimbabwe, a Zâmbia e a República Democrática do Congo. Quando o Zimbabwe tornou-se independente tinha uma indústria razoavelmente próspera. Hoje, o sector industrial colapsou.

- Mas o choque ao sistema zimbabweano não foi primeiramente sentido nos finais dos anos 80 porque o Governo de Robert Mugabe estava a expandir uma infra-estrutura originalmente concebida para servir umas poucas centenas de milhares de brancos?
- Não haveria choque se tivesse havido outros investimentos. Que hospitais foram construídos em Harare desde a independência em 1980? Nenhum. O Parirenyatwa [principal hospital de referência do país] já estava lá antes de 1980; O Hospital de Harare foi construído antes de 1980; A Clínica das Avenidas foi construída pelo sector privado. Não houve novos hospitais construídos mais esperava-se que mais pessoas usassem essas instalações. Houve apenas consumo, ao invés de investimento.

- Frantz Fanon manifestou-se contra a improdutiva burguesia dos países recém independentes.
- Mas estes nacionalistas não são burgueses. Eles não têm capital como um burguês típico. Eles não criam riqueza; eles são uma elite parasitária que vive de activos pré-existentes que eles não criaram. Acontece o mesmo com os magnatas do BEE na África do Sul. Eles vivem dos activos que lhes foram atribuídos por empresas existentes. Eles não são burgueses; sim, eles são ricos mas não capitalistas!

Fonte: Texto do Savana retirado do Moçambique para todos

Sem comentários: