terça-feira, julho 21, 2009

Daviz Simango na Assembleia da República

Daviz Simango, Presidente do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, esteve hoje na Assembleia da República entre as 15 às 19 horas para assistir o encerramento da sessão daquele órgão legislativo.
Simango foi acompanhado pelos membros da Comissão Política, delegado político da Cidade de Maputo e um membro do Conselho Nacional do MDM.

28 comentários:

Voz da Revolucao disse...

Estivemos lá e nem sentimos a presença dele.

Voz

Anónimo disse...

Claro que nao e para pessoas como "VOZ" que ele la esteve, pois pessoas como voce, mais valia serem surdas e mudas.
Voz do MDM

Reflectindo disse...

Os deputados mais civilizados da bancada da Frelimo, no fim foram cumprimentar DAVIZ SIMANGO. Isso é que é importante

Voz da Revolucao disse...

Nenhum deputado da Frelimo deixaria de cumprimentar a quem quer que fosse, cumprimentaram a Deviz tal como cumprimentaram a vários outros convidados, nem foram os mais civilizados, mas sim aqueles que o conhecem ou se cruzaram com ele nos corredores. Eu não o vi, tal como muitos outros deputados ou não, que estivemos na AR.
Mas o mais importante nem é o facto de os deputados mais civilizados da Frelimo terem cumprimentado Deviz no fim (estavam provavelmente a saudá-lo pelas faltas que vai acumulando no município da Beira), o que é importante é que Relatórios recentes de organizações nacionais estarem a confirmar que Daviz Simango tem estado a gazetar a governação da cidade da Beira.

Voz

Reflectindo disse...

Oh Xana, repito aqui que os mais civilizados viram e cumprimentaram Daviz Simango.

Pessoas do teu tipo é que não vê nada e repete vozes de vigaristas é que FINGE não ter o visto. Os sinais que viste ou ouviste falar da presença de Daviz na AR são visíveis. 1) reabriste a tua falhada campanha anti-Daviz; 2)apesar de eu publicar tanto aqui, o tema que não te escapa - Daviz e MDM o viste.

As tuas alegações foram ultrapassadas nesta postagem aqui onde o tal vigarista da tua laia não teve argumento e fugiu.

Voz da Revolucao disse...

Reflectindo

Infelizmente para ti não sou xana, faço parte da equipa do vozdarevolucao e efectivamente não vi Deviz Simango no parlamento. Não somos obrigados a ver Daviz Simango em todos os lugares por onde passa. Nao estou a abrir nenhuma campanha, apenas disse que Daviz tem gazetado muito à governação da Beira segundo o CIP, não sou eu quem chegou a esta conclusão, ou será que os relatórios do CIP e AWEPA só são válidos quando não fazem análises menos positivas a alguns ?

voz

Reflectindo disse...

Xana, Voz equipa de quê? Podes explicar?

Nós é que não te obrigamos, mas tu te sentes obrigado e não sabemos por quem. Se o nome Daviz não te escapa nos textos deste blog como te escaparia ele presente numa sala onde dizes que estavas?

Eu disse-te que a tua campanha é inútil e se lesses bem o texto até saberias que está fora da questão. Estás no mesmo mal do teu amigo que não conseguiu ler o texto e nem todo o artigo de AWEPA e CIP. Relê tudo e vais ver que é uma tentativa sem sucesso.

Nunoamorim disse...

Caro Reflectindo,
achas que aqueles argumentos serviram para contornar o mau desempenho do Daviz?
Pelo contrário, concordaste que o Daviz teve mau desempenho e que o fraco desempenho deve-se ao facto de estar mais preocupado com o MDM que com os Municipes da Beira.

Ja agora, o que entendes por deputados civilizados?
Querias que os mais de 100 deputados da Frelimo fossem cumprimentar o teu lider em fila indiana?
Todos aqueles que por diversos motivos não foram cumprimenta-lo não são civilizados?
Partindo da hipotese de que a sala estava realmente repleta de convidados e que não era possivel descortina-los a todos, será que os deputados da Frelimo eram obrigados a procurar o Sr. Daviz para que o Sr. Reflectindo os considerasse civilizados?

Para si, as coisas funcionam da seguinte forma:
1. Quem não cumprimenta Daviz não é civilizado.
2. Quem critica o desempenho do Daviz está contra a democracia e é vigarista.
3. Quem elogia o governo é lambe botas, puxa saco e analfabeto.
Dá para notar que vens da escola da Renamo e bebeste muitos saberes do Sr. Dlakama.

Meu caro amigo,
não fugi do debate, infelizmente a minha ocupação não permite estar 24 horas na internet. Não sei qual é a tua situação profissional, mas por vezes tenho estado semanas em zonas sem internete.
Infelizmente não me pagam para estar a postar artigos em prol de partidos ou pessoas. Faço-o com o objectivo de contribuir com o meu "infimo" saber para o bem estar da nossa sociedade.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Indivíduos não civilizados são do tipo Nuno Amorim.

Reflectindo disse...

1. Indivíduos não civilizados são do tipo Nuno Amorim.

2. Indivíduos não civilizados até tem problemas para ler o texto da AWEPA e CIP. Fazem-se de não entender.

3. Todos vocês vêem Daviz por onde ele anda e sabem do seu sucesso na seu trabalho político a contribuir para o processo democrático em Mocambique.

Castigo Guerra disse...

DEIXEM O DAVIZ SIMANGO GOZAR A SUA MOCAMBICANIDADE EM PAZ
Antes de por em causa o desempenho de um cidadao que como qualquer um, vai humildemente gozar o seu direito constituicional lembrem-se que há neste momento neste País presidentes Municipais que estao nos seus Municipios 1 a 30 de cada mes e possuem um desempenho mediocre. Em contra partida nós os Municipes da Beira estamos felizes com o desempenho de TODO O CONSELHO MUNICIPAL DA BEIRA, onde Daviz Simango é Presidente. Aquilo que foi problema ontem continua sendo problema hoje, que sao as manobras dilatoriais do governo dia de sabotar os valores que deviam ser usados na Beira que sao em nos cobrados em diversos impostos. E em jeito de fecho quero vos lembrar que andam neste pais tantos PCA's que nem sao candidatos a nenhuma Eleicao que nunca poe os pes nas suas instituicoes mas recebem do erario publico todos os salarios via banco.

Nelson disse...

“Estivemos lá e nem sentimos a presença dele”
Voz

Para mim o importante é que Deviz Simango esteve lá na AR. Se notaram/sentiram ou não a sua presença, se foi ou não saudado por seja lá quem for(civilizado ou não) e seja lá porque razão, não tem a mínima importância.
Para mim a presença de Deviz Simango no encerrramento da sessão da AR e a sistemática presença dele em outros eventos importantes para a nação constitui uma das diferenças entre ele e Afonso Dhlakama.

vozdarevolucao disse...

Nelson
Sabias palavras as suas. daviz até fez bem ir a AR assistir ao encerramento, cumpriu um dever cívico. Afinal de contas ir ao parlamento assistir as sessões não é tão complicado, basta ser cidadão e manifestar interesse para tal. Diferentemente de dhlakama Daviz participa, exerce a cidadania.
Ir cumprimentar ou não está fora do debate, ver ou não ver está fora de questão. Eu apenas comentei que a pontuação de Daviz na Beira está em baixa, tal como as vezes a pontuação da frelimo costuma estar em baixa em vários domínios e momentos. Os relatórios do CIP não devem ser analisados com profundidade apenas quando falam mal do MDM, mas também quando referem-se a aspectos negativos da Frelimo. Se é para pararmos de citar apenas o que nos interessa dos relatórios de pesquisa então sejamos coerentes quando fazemos análises.

Voz (beto)

Reflectindo disse...

Voz da Revolucão, Xana, Beto ou sei lá. Abriste os comentários dizendo que estavam lá (quem?) e nem sentiram a presenca de Daviz. Que querias dizer com isto?

Eu precisa de desmitificar essa tua afirmacão para apontar o facto de tantos deputados pela bancada da Frelimo terem sim sentido a presenca dele.

O Voz, Xana, Beto seja quem lá for desse grupo, deve ler com atencão todo o texto do boletim nr 40 da AWEPA em que fala de municípios avaliados e depois ler para compreender o texto sobre Daviz na Beira. O texto é muitíssimo claro que não deixa espaco para manobras propagandistas.

O Castigo Guerra disse o que dá para reflectir. Se Daviz não está na Beira está algures no país ou fora a trabalhar para o bem da pátria amada. Está a trabalhar diferentemente daqueles que não trabalham. E, o relatório de AWEPA e CIP concorda sobre a questão de de falta de fundos apontada pelo Daviz.

O Nelson conclui o propósito da Notícia: Daviz vai aos eventos importantes da nacão. O que ele faz prestigia a não, a cada um de nós.

Anónimo disse...

Esse Catigo Guerra não deve viver na Beira. Se vive na Beira deve ser um dos saquazes do Davis, que recebe dinheiro para fazer propagandas dele. Ou um daqueles jornalistas que estão sempre a beber wisky com Davis e Carvalho.
Eu gostava de viver na Beira, no ano passado não havia lixo e muito menos buracos. Eu apoiei e defendia Davis em todos momentos, porque o trabalho dele era muito bom.
Agora Beira vai de mal a pior. No meu bairro pioneiro ha mais capim que estradas, a reabilitação da avenida eduardo mondlane está estagnada. Em frente ao meu prédio,(prédio zona verde, nos pioneiros), ja não se respira de tanto lixo.
Ontem estive a conversar com meus amigos no murro do prédio e vi que muitos deles estavam decepcionados com o Municipio.
Estou a escrever para o bem do Davis, se quer ganhar eleições é melhor trabalhar um pouco mais. Com tantos murmurios, é possivel que perca na própria Beira.

Manuel Fogão

Reflectindo disse...

Caro Manuel Fogão

O que é que o Manuel fogão está a fazer para a sua cidade, incluindo a solucão dos entraves, a falta de fundos, de que se falam?

O artigo de AWEPA e CIP fala de Daviz estar a trabalhar também para MDM e não beber whisky, e porquê há agora essa história? Para denigrir a quem?

Porquê o Manuel Fogão corre para o que não é o assunto aqui? Aqui o assunto é Daviz com os membros da Comissão Política do MDM estiveram no encerramento da última sessão da Assembleia da República. Há dificuldades em as pessoas falarem disso se é positivo ou não?

Bom, o Manuel Fogão apoiou Daviz, mas infelizmente nunca manifestou publicamente esse seu apoio senão este seu ataque. Já notou isso? Lembremo-nos do Edson Macuácua, Filipe Paunde, Fernando Mbaranano, Menuel Pereira, Faque Inácio, Fernando Carrelo, Mário Barbitos, entre outros andaram a dizer sobre Daviz Simango.

Reflectindo disse...

Já ando com uma certa curiosidade. Será que entre Nuno Amorim, Voz (Beto, Xana), um deles não ALBUQUERQUE, o fraudulento de 2003?

Anónimo disse...

Reflectindo
eu sempre manifestei publicamente o meu apoio ao Davis.
Eu subia camiões do municipio e ia fazer campanha em vários bairros da cidade.
Nunca vi a sua cara quando a Renamo lançava pedras contra os nossos carros, nunca te vi a colar panfletos. Eu fui agredido pelo Arnaldo,atual chefe da liga juvenil da renamo.
Voces so aparecem agora, nos tempos das vacas gordas, para tentarem ser deputados.
São voces que enganaram o Davis a se candidatar no momento impróprio e deixar a beira abandonada.
Eu nunca li esse relatório da AWEPA, so estou a dizer aquilo que está a acontecer na minha cidade. Estou a dizer aquilo que os meus amigos da zona dizem. Do lado esquerdo e atras do meu prédio é so capim, em frente está uma estrada totalmente esburacada e cheia de lixo. No dia que vieres a Beira, venha visitar o prédio Zona Verde para confirmares com os teus próprios olhos.

Manuel Fogão

Reflectindo disse...

Caro Manuel Fogão

Calma, meu caro e que não se deixe enganar. O meu apoio a Daviz vem desde há muito e tenho muitos artigos que escrevi desde 2005. Neste blog encontras alguns desses artigos, mas também noutros fóruns.
Mas não só isso, os membros seniores da Renamo sabem muito bem porque eu digo o que penso directamente. Antes do 28 de Agosto eu estava a fazer uma luta séria, escrevendo artigos os fazia chegar à liderança da Renamo. Esses podes ler aqui bastando fazer buscas neste artigo. Consulte-os desde Maio 2008. Mas também repare pelos banners e saberás que colei panfletos. Visite o Diário de um sociólogo desde Setembro 2008 e verás o que digo.
Outro engano, é mesmo pensares que estou para deputado. Nada disso, sou membro SIMPLES do MDM.
O artigo de AWEPA de que o tal de Voz está evocar já indiquei num dos comentários, e mais uma vez podes lê-lo aqui. Leia nos comentários, mas querendo posso te indicar o boletim nr 40 que fala de todos os municípios.
Daviz justificou a situação da Beira como falta de fundos. E a questão é, será ela resolver-se-ia apenas com a presença 24/24 horas de Daviz Simango na Beira, mesmo sem fundos? Penso que a questão é debatível entre os munícipes da Beira sem se recorrer a acusações como estar a beber whisky com Daviz e Carvalho.

O que é momento impróprio para a candidatura a Presidência da República? Quem se candidata ao momento impróprio? Todos? Essa é uma questão para reflectir. Mas meu amigo, nunca deves pensar que a Frelimo vai largar o poder em 2014 de mãos beijadas. Há duas alternativas para ela ganhar mais 2/3 para alterar a Constituição da República para ela manter-se no poder ou preparar um candidato muito conhecido, talvez que andará a fazer Presidências Abertas de facto. Portanto, meu caro, GERALMENTE não existe momento próprio e impróprio previamente planificado para derrotar um governo que já está no poder por muito tempo. Por vezes surpresas valem muito e essas são as que operam agora. Até no fim do ano passado a Frelimo contava com a Renamo caduca e desorganizada, e a fundacão do MDM surpreendeu-lhe. As candidaturas do MDM e Daviz são úteis para o País inteiro, para a nossa democracia multipartidária. Em certos casos já se nota que o governo da Frelimo e Guebuza levam a sério em benefício do Povo Moçambicano. Se o MDM e Daviz apertarem bem a Frelimo e Guebuza, mesmo que não vençam, poderão se operar melhorias de governação nos próximos anos que beneficiem a todos os moçambicanos. Tudo é luta e sacrifício, meu caro Manuel Fogão. E essa sacrifício pode vir dos Beirenses que não devem proibir o seu melhor filho a candidatar-se a Presidente da República.

Anónimo disse...

Reflectindo, fiquei muito satisfeito com a tua última postagem. Sou estudante da UP-Beira e nos últimos tempos tenho discutido muito com os meus colegas da faculdade e vizinho dos pioneiros.
Muitos dizem que foi um grande erro o Davis candidatar-se a Presidência porque ainda não tem uma estrutura politica forte para o suportar politicamente. Todos nos pensamos que no máximo ele vai apanhar alguns assentos na assembleia da republica, para satisfazer alguns ambiciosos que lhe instigaram a concorrer e vai acabar a carreira politica. Nos queriamos que ele fosse uma verdadeira alternativa a Frelimo, mas com essa precipitação, nosso sonho acabou. Neste momento ele ja nem toma conta da Cidade. Receio que perca as presidenciais e depois poderá perder as municipais e terminar a sua carreira politica. Davis era um heroi para mim, mas agora ando muito decepcionado com ele. Vi que é um politico igual aos outros, estava a trabalhar bem e já esta ambicionar a Presidência antes de consolidar o trabalho dele na Beira. Alguem deu exemplo de um tal Alberto João jardim, que por amor ao povo da Madeira nunca quis deixar de estar com os Madeirense, apesar de ter sido convidado várias vezes para liderar o partido dele.
Eu acho que enganou o Daviz são aqueles intelectuais que abandonaram a Renamo, antes estavam na Frelimo e amanha não sei para onde irão.
Fazer politica não falar aquelas coisas bonitas e depois não conseguir mobilizar a população. É preciso muita estrutura para mobilizar a população. Maria Moreno, grande intelectual, perdeu na sua própria terra.
Fico satisfeito por saber que apoias o Davis e que não és nenhum daqueles ambiciosos que estão a assessorar mal.
Estou decepcionado com o Davis porque sinto que foi mal assessorado e está a entrar no buraco.
Mais do que a awepa diz, nos estamos a sentir na pele o desleixo com que o Davis trata o municipio da beira. Se vieres a Beira, também ficarás decepcionado.
Gostei da tua forma de escrever, se me permitires frequentarei mais vezes o teu espaço

Manuel Fogão

Reflectindo disse...

Caro Manuel Fogão

Primeiro, agradeco-te por teres chegado à conclusão que estamos a ter um bom diálogo. Isso é o que é muito necessário, mas muitas vezes falta. Falamos, falamos e nunca nos entendemos, aliás nunca ficamos a saber onde estão as nossas divergências e convergências. As vezes atiramo-nos pedras apesar de termos fins comuns.

Em segundo lugar, sou grato por me teres ajudado a conhecer uma área em falta, área que já devia ter sido atacada pelo MDM no país inteiro - disseminar o debate e um pouco mais. Não refiro de informacão ou comício, mas debate. Mas também há uma coisa importante que fiquei a perceber e que farei o meu melhor.

Em terceiro lugar, concordo plenamente com a tua ou seja a vossa preocupacão. Ela tem razão de ser. Apresentei uns pontos para justificar a razão de Daviz e MDM candidatarem-se agora e sei que não é suficiente e nem é a verdade absoluta. Precisamos de debater e muito.

Em quarto lugar, gostaria de dizer que os assinantes como Voz da Revolucão e Nuno Amorim são frelimistas e declarados anti-Daviz e MDM. Não os intrigo, mas confronto-os aqui e onde quer que seja. Tenho muito material aqui e noutros blogs, por exemplo no do Prof. Carlos Serra e Ivone que provam o que escrevo. Hoje li um artigo de opinião do Randulani, veja clicando aqui, que julgo alerta-nos para uma reflexão profunda.

Em quinto lugar, tenho dito que alguns dos que estão no MDM que aconselham Daviz podem ter interesses estomacais, embora eu conheca pessoalmente muitos sem esse interesse. Conheco muitos que sacrificam tudo, tempo e a sua economia em prol do desenvolvimento do processo da democracia multipartidária, usando o MDM. Muitos desses acham que há que comecarmos em realizar o sonho de Mondlane e Simango agora - um Mocambique para todos. Mas como disse acima, eu seria ingénuo, se pensasse que não há desses que querem o MDM para satisfazerem interesses pessoais. Afinal onde que não há esse tipo de pessoas? Na Frelimo estão cheios e são exactamente os que fazem tudo por tudo, incluindo fraude eleitoral para ganharem confianca da chefia; na Renamo estão cheios. Mas o que é importante, sabes meu amigo? É que tu, aqueles outros e eu, nos sintamos defensores dos nossos princípios e dos interesses da maioria. Temos que dar sempre e sempre a nossa opinião à liderança do MDM e exigir debate. A liderança do MDM tem prestar contas a nós e não o contrário. Temos que exigir trabalho concreto ao MDM e a Daviz. Queremos um novo tipo de partido, queremos mudanças. A última parte do artigo do Randulani diz uma boa coisa.

Finalmente, estás bem vindo neste cantinho. Diz aos teus amigos que também estão bem vindos para debates sérios.

Um abraço

Nunoamorim disse...

Alo Castigo Guerra,
foste criado so para dfender a tese de que a Beira estava bem. É curioso que cadastraste-te exactamente 22 de Julho. Não quero fazer acusações, mas esse Castigo Guerra tem cara do Reflectindo.

Pelos visto o Beirense de verdade, Manuel Fogão, confirma que Beira vai de mal a pior.
Há um excerto do Manuel Fogão que vale a pena Reflectirmos com profundidade: "Alguem deu exemplo de um tal Alberto João jardim, que por amor ao povo da Madeira nunca quis deixar de estar com os Madeirense, apesar de ter sido convidado várias vezes para liderar o partido dele."

Esta claro que o Daviz utilizou os Beirenses como trampolim para chegar a ponta vermelha. Manuel Fogão, tire as suas próprias conclusões e continue a debater profundamente sobre esse aspecto. O Exemplo do Jardim é bastante feliz.

Os relatos do Manuel Fogão tem matéria suficiente para reflexões profundas.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim,

1. Está claro aqui que eu preciso de falsificar-me para dar a minha opinião.

2. O Manuel Fogão deu a sua opinião e tenho certeza que não foi para alimentar o teu anti-Daviz. Daviz tem o direito de se candidatar-se a Presidente da República como Guebuza tem. Que dores tens já que és frelimista enão fazes parte do MDM?

3. Já leste o artigo do Randulani? Esse foi mais para desmacarar o Amorim.

4. Devias me responder sobre o Albuquerque

Reflectindo disse...

Uma nota importante a Cidade da Beira acaba criando um servico autónomo de saneamento e a STV já reportou o facto e acto, veja: aqui

Nunoamorim disse...

Com o título DESABAFOS DE UM BEIRENSE, publicarei no meu blog os relatos do Manuel Fogão. Desde ja, peço a autorização ao Manuel Fogão para fazer a reprodução integral dos seus relatos. Se quiseres poderás te juntar ao debate.

Será uma série de 3 artigos.

Caro Reflectindo,
não sou Anti-Daviz. Dizer o que penso sobre Daviz é ser Anti-Daviz? Tu és Anti-Guebuza e Anti-Frelimo?
Essa é uma linguagem belicista, que provavelmente herdaste do general Dlakama.


Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim é conhecido que és anti-Daviz e anti-MDM e já provado nestes blogs.

Juro que não dormes quando pensas no Daviz e MDM.

Já viste a festa de ontem em Maputo quando Daviz formalizou a sua candidatura? Viste? E pensas que podes TU parar aquele movimento todo?

Nunoamorim disse...

Festa de 200 pessoas para um espaço pequeno como aquele. Dá vontade de rir.
Foram largamente superados pela recepção que Dhlakama teve na chegada ao aeroporto de Maputo. Não tarda nada, assim como outros que pediram para voltar a vossa renamo, teremos o Reflectindo de volta a renamo.

Meu caro,
não sou anti-ninguém, essas linguagens belicistas trazes desde os tempos da renamo.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim é belicista e discíplo de Edson Macuácua, Feliciano Mata. A Frelimo é em si é belicista. Vá para Muecate, Muiti, em Liúpo ou mesmo em Anchilo aí tão perto e perguntar para saberes disso. Porquê falas da Renamo e não falas da Frelimo belicista?

Ainda bem que falas TAMBÉM da recepcão de Dhlakama em Maputo o que significa que a tua festa está quase no fim na capital. Por acaso eu esperava que havias de fazer isso, pois me lembrei da história de Nampula, mas que depois de provocou ataque cardíaco.

És anti-Daviz, anti-MDM e já disseste que eras comunista (na discussão sobre a questao da Palestina no Diário de um sociólogo) o que significa que pensavas em ser estratega do regresso do MONOPARTIDARISMO.

Porquê de preocupas pela candidatura de Daviz? Porquê não te preocupares da do teu candidato?

Vou te desmascarando em todas as tuas tentativas.