sexta-feira, março 14, 2014

PR Guebuza exonera ministro da Defesa, candidato à presidência

O Presidente, Armando Guebuza, exonerou hoje o ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Filipe Nyusi, substituído no cargo pelo vice-ministro do pelouro Alberto Mondlane, indica uma nota enviada à Lusa pela Presidência.
Há duas semanas, o comité central da Frelimo elegeu Filipe Nyusi como candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder) às eleições presidenciais de 15 de Outubro.
A exoneração do ministro da Defesa foi anunciada no dia em que Armando Guebuza iniciou a “Presidência Aberta”, que o levará a todas as províncias do país “para agradecimento aos moçambicanos”, de acordo com uma nota do gabinete presidencial.
Constitucionalmente, Armando Guebuza está impedido de concorrer a um terceiro mandato à Presidência do país, pelo que a edição deste ano da Presidência Aberta “tem como propósito fazer o balanço da implementação do Programa Quinquenal do Governo”.
As visitas vão servir também para “reconhecimento e agradecimento dos governos locais a vários níveis e à população pelo seu contributo na consolidação da Unidade Nacional, refere o mesmo comunicado da Presidência da República enviado à Lusa
Na visita de Armando Guebuza à província de Niassa, no norte do país, onde irá permanecer até dia 20 do corrente mês, o chefe de Estado é acompanhado por diversos ministros e vice-ministros, mas a comitiva não integra Filipe Nyusi.
Em despacho separado, o chefe de Estado exonerou também Abdul Razak Noormahomed do cargo de vice-ministro dos Recursos Minerais, nomeando-o governador da província de Cabo Delegado, em substituição de Eliseu Machava, agora secretário-geral da Frelimo.
Fonte: LUSA - 14.03.2014

Sem comentários: