sexta-feira, março 07, 2014

Dívida pública atinge 6,8 mil milhões de dólares e é sustentável

A dívida pública de Moçambique ascende a  6,8 mil milhões de dólares correspondentes a 29,6% do Produto Interno Bruto (PIB), e "é sustentável", disse hoje no parlamento moçambicano o ministro das Finanças do país, Manuel Chang.
Entidades nacionais e externas têm manifestado preocupação com o ritmo do crescimento da dívida pública de Moçambique, assinalando que o atual volume da dívida do país aproxima-se dos níveis incomportáveis que atingiu nos finais da década de 1980.
A insustentabilidade da dívida publica do Estado moçambicano, nessa altura, obrigou o país a seguir um rigoroso programa de reajustamento imposto pelos credores, no quadro da Iniciativa de Perdão da Dívida dos Países Pobres Altamente Endividados (HIPC).
Questionado pela bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o terceiro maior partido moçambicano, o ministro das Finanças afirmou que a dívida pública atinge atualmente 6,8 mil milhões de dólares (4,9 milhões de euros) e é sustentável.
"Contrair dívidas segue um critério de sustentabilidade. A sustentabilidade da dívida tem sido regularmente analisada e esta análise é uma ferramenta que procura orientar o Governo na tomada de decisões sobre a viabilidade dos planos de endividamento do país", afirmou Manuel Chang.
De acordo com Chang, o Estado moçambicano deve cerca de 4,2 mil milhões de euros a credores externos e 716 milhões de euros a credores internos, através de títulos de tesouro.
Além dos credores internacionais tradicionais, nomeadamente Banco Mundial, o Estado moçambicano tem recorrido nos últimos anos ao crédito chinês, para financiar, principalmente, obras públicas, incluindo edifícios do Estado. 
Fonte: LUSA -o7.03.2014

Sem comentários: