sábado, maio 05, 2012

“Mulher não é só para dançar nas missas”, diz Padre Zé Luzia em Nampula

O padre português José Luzia Gonçalves, com mais de 40 anos de sacerdócio em Moçambique, defende em livro o reconhecimento e integração da mulher em acções pastorais, considerando que "a mulher não é só para fazer danças nas missas".
Na sua obra intitulada "Igreja de Todos e de Alguém", lançada esta quinta-feira em Nampula, no norte de Moçambique, José Luzia Gonçalves advoga "claramente" que a mulher "um dia possa celebrar uma eucaristia" numa igreja católica.
"Hoje não temos pastoras católicas e o que eu faço neste livro é defender claramente a mulher para que um dia ela possa celebrar uma eucaristia", disse à Lusa o sacerdote, acrescentando que "a mulher não é só para fazer danças nas missas".
No seu livro, o autor procura ainda convencer a família cristã a reconhecer o papel dos leigos nas diversas atividades da igreja católica, justificando que "há muitos serviços, incluindo pastorais, que o clero tem tendência de monopolizar, mas que, na realidade, deviam ser descentralizados".
Segundo o Padre Zé Luzia, como é carinhosamente chamado, embora o Papa não tenha autorizado, até ao momento, a nomeação de mulheres para os cargos de bispo ou de padre, o mundo continua ansioso em vê-la e, de forma mais activa, nessa condição.
Com 1.500 exemplares, "Igreja de Todos e de Alguém" foi anteriormente lançada nas cidades de Lisboa e Porto, em Portugal, e no Seminário São Pio X, em Maputo, tendo, na quinta-feira, sido apresentada ao público de Nampula.
Em Portugal, José Luzia Gonçalves diz ter publicado, há anos, um pequeno caderno com o título "Igreja das Palhotas" e que se encontra exposto ao público em várias bibliotecas do mundo, incluindo as de Moçambique.
(RM/Lusa) in Rádio Moçambique (05.05.2012)

Sem comentários: