quinta-feira, maio 03, 2012

Mensagem por ocasião das celebrações do dia da liberdade de imprensa e expressão


Caros Munícipes da Cidade de Quelimane,

Quelimane, este município que a história, ao longo de anos, ensinou a amar a liberdade, e a opor-se a todas as formas de manipulação, levantando a voz em resposta ao apelo dos que em quem se revê, aproveita a passagem de mais um dia da liberdade de imprensa e expressão, para prestar a devida homenagem, a todas e todos os profissionais da comunicação social, que exercem devidamente as suas funções, tornando-se alvo de perseguições, agressões físicas e morais, detenções e prisões.

A democracia faz-se não somente pela multiplicação de partidos políticos e realização de pleitos eleitorais mas, também e sobretudo, da liberdade de imprensa e expressão, pois uma comunicação social “livre, pluralista e independente” desempenha com brio seu objecto social, de monitoria e denúncia dos factos atinentes à vida política, social, económica e cultural de uma sociedade.

Se a sociedade civil é uma pedra angular da democracia, a comunicação social, e em particular os jornalistas, têm um importante papel na formação de uma consciência que a estruture. Ontem como hoje, Quelimane continua a honrar a história de um povo que sempre amou a liberdade, reconhecendo a competência e imparcialidade dos órgãos de comunicação social no engrandecimento de nosso município.

O caminho a percorrer ainda mostra-se sinuoso, atribulado e longo. A importância da liberdade de imprensa e expressão deve constituir um refrão em todas nossas acções, pois ocupa o cerne da noção da democracia e é crucial para o efectivo respeitos aos direitos humanos. 

A todas e todos profissionais que tem contribuído pela competência e imparcialidade dos órgãos de comunicação social a nível do município de Quelimane em particular, e em Moçambique em geral, em nome da cidade e de mim, o meu justo agradecimento.

Todos juntos não seremos demais para tornar Quelimane melhor e mais justo, rumo aos bons sinais.

Manuel de Araújo

Sem comentários: