Maputo, Moçambique, 30 Set – Uma nova série de notas de 20, 50 e 100 meticais entra dia 1 de Outubro em circulação em Moçambique, anunciou o director do Departamento do Planeamento Estratégico, Comunicação e Imagem no Banco de Moçambique, Eduardo Balói.
As novas notas têm a particularidade de serem em material sintético ajustado a climas húmidos, actualmente em uso em mais de trinta países e regiões, entre os quais Hong Kong, Zâmbia, Nigéria, Austrália, Chile, Paraguai, Honduras, Singapura, Malásia e México, prevendo-se ainda para este ano a sua introdução também no Canadá.
De acordo com Eduardo Balói, a escolha das denominações de 20, 50 e 100 meticais resulta do facto de serem as de maior rotação e exposição e, em consequência, as mais sujeitas a desgaste, tendo em conta o valor aquisitivo da maioria da população moçambicana.
Com a adopção destas novas notas em material sintético, o Banco de Moçambique pretende reduzir de uma forma significativa os custos com a reposição do dinheiro degradado, estimando-se que de cinco em cinco anos gaste em divisas entre oito e dez milhões de dólares na substituição de notas danificadas, sobretudo as de 50 e 100 meticais.
As notas de 200, 500 e 1000 meticais continuam a ser produzidas em papel, tendo sido, porém, introduzidos melhorias nos elementos de segurança.
Fonte:macauhub
Sem comentários:
Enviar um comentário