segunda-feira, setembro 05, 2011

MDM diz que nomeação baseada na cor partidária prejudica sector da educação

Fiscalização dos deputados

O chefe da Bancada Parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique, Lutero Simango, que esteve há dias na província de Manica, diz não estar a haver nenhuma melhoria no sector de educação, devido à baixa qualidade de ensino há muito questionado.
Por detrás disso estão, segundo disse, as nomeações dos respectivos gestores escolares, baseadas na confiança política do partido no poder e não na competência, segundo defendeu o chefe da Bancada Parlamentar do MDM, Lutero Simango, que escalou Manica no âmbito das fiscalizações das actividades do Governo, depois das províncias de Tete, Zambézia e Sofala.

Fonte: O País online - 05.09.2011

Reflectindo: Sabendo que o problema foi apresentado antes pela Igreja Católica e O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) e é conhecido e reconhecido por muitos de nós, resta ao MDM como partido político e com representação na Assembleia da República em apresentar-nos os detalhes das suas constatações. Como é que a nomeação baseada na cor partidária prejudica o sector de educação? Que medidas concretas sugere e defende o MDM?

4 comentários:

Anónimo disse...

O MDM tem de demonstrar que há cidadãos moçambicanos independentes, que podem ajudar o País.
Assim concorreria as intercalares, apoiando um independente-SERIA UMA INOVAÇÃO.

Reflectindo disse...

A tua proposta de sentido, porque identificado um potencial candidato independente, é o melhor apoiá-lo que facilitar uma vitória a um partido com gestão danosa nos últimos anos e ou permitir a a contínua hegemonia desse partido. Aliás, esse não é um acto estranho na nossa democracia.

heyden disse...

Pio Matos vai se candidatar como independente? Seria bom, a Renamo ja disse que iria apoia-lo mas tenho receio que Matos marque este passo. Alias ha comentario de que Pio Matos esta a ser reservado para futuro Governador de Zambezia.

Reflectindo disse...

Heyden, todos esses que foram forcados da demiterem-se devem ter recebido garantias de recompensa. Para o Pio Matos, deve ter decidido em deixar de rebelar contra as ordens superiores. Se ele será ou não governador da Zambézia não sei, mas há também cargos de secretários permanentes, administradores distritais e vêm aí novos distritos.