terça-feira, abril 19, 2011

Malawi expulsa diplomata britânico

“A situação de governação continua a piorar em termos de liberdade de imprensa, liberdade de expressão e direitos das minorias”
O enviado britânico para o Malawi foi convidado a abandonar o país depois de ter sido citado num jornal local a manifestar-se preocupado com a intolerância do presidente em relação a críticas e com a alegada
 degradação dos direitos humanos no país. Segundo o “News24”, que cita dois diplomatas - um malawiano e outro britânico - que falaram na condição de anonimato, o Alto-Comissário britânico, Fergus Cochrane-Dyet foi informado que tinha 48 horas para abandonar o Malawi, na sequência de um encontro tido segunda-feira com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Etta Banda. Fontes diplomáticas britânicas não confirmaram que Fergus Cochrane-Dyet tinha sido expulso do Malawi, mas disseram ter tido conhecimento do encontro com a chefe da diplomacia daquele país africano.
O jornal malawiano Weekend Nation publicou recentemente uma notícia baseada no que diz ser um telegrama enviado por Cochrane-Dyet a Londres. O diplomata é citado como tendo dito que “a situação de governação continua a piorar em termos de liberdade de imprensa, liberdade de expressão e direitos das minorias”

Fonte: O País online - 20.04.2011

4 comentários:

V. Dias disse...

Este senhor , Wamutarika, está cansado de comer bife. Ainda não conhece os ingleses. Somente um é que os consegiu desafiar: o meu "pai" Mugabe.

Zicomo

Reflectindo disse...

Caro V. Dias

Isso é verdade. Wamutarika é tipo da maior parte dos líderes africanos. Eles vivem só o hoje e não pensam no futuro. Ora vejamos, Wamutarika está todos os dias a fazer inimigos e nunca amigos. Wamutarika arranjou problemas com o seu antecessor, no seu partido, no seu país com a vice-presidente, com países vizinhos, etc. Como isso não bastasse provoca agora a Grã-bretanha. Coitadinho do irmão e da mulher ou melhor coitados dos irmãos malawianos, pós que deve haver algo mal que se espere.

As aparecências enganam.

V. Dias disse...

Tenho saudades do Malawi. Confesso que no tempo de Banda, tirando a nódoa da falta de liberdade, estava dez vezes mais avançado em relação ao nosso país. Entrou o Muluzi, aluno de Chissano na diplomacia, ferrou-se em dois tempos. Toda a gente pensava que com este académico, Wamutarika, as coisas podiam andar, mentira, cedo revelou-se carasco. O pior é que o Malawi não tem quase nada senão a Bíblia para os proteger. Verdade seja dita, eu adoro o Malawi.

Zicomo

Anónimo disse...

O Viriato tem razão.
Só lhes resta a Biblia.
Será que o vento do Norte passou para o Malawi, para os ingleses começarem a FUGIR?Porque o inglês SABE TUDO!TUDO!
Vamos esperar por estes dias de Páscoa!
Será que um Novo Cristo voltará montado num "tanque" e escorraçará estes ditadores africanos?!


Fungulamasso