terça-feira, abril 19, 2011

Descoberto grande depósito de gás na bacia do Rovuma

Um grande depósito de gás natural foi descoberto na bacia do Rovuma, anunciou a empresa japonesa Mitsui, que integra um projecto de exploração off-shore no norte de Moçambique.
Estima-se que a bacia daquele rio, que separa Moçambique da Tanzânia, contenha 10 triliões de pés cúbicos de gás natural, o que representa um potencial de 10 milhões de toneladas de gás natural liquefeito durante os próximos 20 anos.
A Mitsui detém 20 por cento neste projecto de exploração na bacia do Rovuma, que envolve a companhia estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a norte-americana Anadarko Petroleum Corp.
Estas empresas pretendem iniciar a produção de gás natural liquefeito em 2018, depois de negociações com o governo de Maputo, previstas para se iniciarem em 2013.

Fnte: Rádio Mocambique - 19.04.2011

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Reflectindo
O meu comentario nao e sobre este tema, mas sobre um assunto que esta la no blogue do Professor Serra, na postagem sobre o Diario da Zambezia de 20 de Abril de 2011.
La se diz que o novo comandante da PRM na Prov. Zambezia, no dia da apresentacao, primeiro foi se encontrar com o Secretario Provincial da Frelimo, e so depois e que foi se apresentar aos seus colegas do comando da PRM.
Se isso for verdade, faco algumas perguntas?
1. Sera que o novo comandante tambem se apresentou (ou se apresentara) aos demais secretarios ou delegados de partidos politicos la na Zambezia?
2. E com essa postura que se pretende que nas eleicoes, nas manifestacoes pacificas, na abordagem aos cidadaos, etc, a PRM actue de forma imparcial e equidistante, sem favorecer os membros de uns partidos e desfavorecer os dos outros?
3. Sera que nao ha regras de etica profissional na PRM? Ou mesmo nao sera isso um sinal claro de que a Policia e da Frelimo?
4. Sera que isso nao e mais uma prova de que o aparelho do Estado esta partidarizado?
Sorry, recorro ao teu blogue porque o julgo um pouco mais aberto, e dai decidi deixar aqui as minhas duvidas.
Sorry por me desviar do assunto.

Reflectindo disse...

Caro anónimo,

Obrigado pelo alerta e vou criar um post sobre este tema muito importante com as questões que coloca.

Há muitas questões ainda por exemplo, nas respostas do Pedro Cossa, Comandante-Geral que confunde governador com o primeiro-secretário da Frelimo. Será por ignorâncias?
Se li bem, parece-me ter sido a imprensa a questionar esta postura. E a oposição na Zambézia? Não exististe ou é também por ignorância? O que a oposição espera da Frelimo?
Depois poderemos reflectir sobre que é Lourenço Catandica. Será um bom comandante da PRM ou um bom "camarada" para fins eleitorais de 2013 e 2014?

Maquiti disse...

Eu só ficarei feliz no dia em que já estiver a ser extraido o Gaz, melhor não criar-mos muitas expectativas,


M

Reflectindo disse...

Maquiti,

Nisso pensei eu também pq me lembro do que se dizia sobre petróleo.
A outra preocupacão é quanto aos direitos humanos depois do eventual início da exploracão deste recurso