quinta-feira, junho 16, 2016

ONG da África Austral acusa polícia moçambicana de intimidação a jornalistas

O Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA), uma ONG de defesa da liberdade de imprensa, acusou hoje a polícia moçambicana de intimidação em interrogatórios a jornalistas sobre notícias relacionadas com a crise militar no país.
"As notificações por parte das autoridades policiais a jornalistas para prestarem declarações relacionadas com matérias por si publicadas configuram atos de intimidação e ameaças à liberdade de imprensa e de expressão", diz o escritório moçambicano do MISA, em comunicado enviado hoje à Lusa.
A nota de imprensa diz que a Polícia de Investigação Criminal (PIC) notificou na terça-feira o diretor do semanário Zambeze, João Chamusse, e o editor da mesma publicação, Egídio Plácido, para interrogatórios, no mesmo dia e na sede da entidade em Maputo, sobre matérias feitas pelo correspondente do jornal na Beira, centro do país, relacionadas com o conflito armado na região.
"A notificação foi feita com efeito imediato, exigindo a presença dos dois jornalistas no mesmo dia, que coincidia com o fecho da edição da semana, não permitindo que as audições fossem realizadas no dia seguinte", refere a nota de imprensa.

Os agentes da PIC, prossegue o MISA, pretendiam que o diretor e o editor do Zambeze revelassem os nomes das fontes de uma notícia sobre a alegada morte em combate de militares zimbabueanos que supostamente ajudavam as forças de defesa e segurança moçambicanas nos confrontos com o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, na província de Sofala, centro do país.
Segundo o MISA, a PIC queria também saber dos dois responsáveis do semanário os nomes das fontes de uma notícia que acusava as forças de defesa e segurança moçambicanas de pilhagem de bens da população em Sofala.
"O MISA-Moçambique nota que não é da responsabilidade da Polícia de Investigação Criminal procurar saber dos jornalistas como eles obtêm as informações que veiculam nos seus respetivos órgãos de informação", lê-se na nota de imprensa.
De acordo com o comunicado, a notificação de jornalistas por parte das autoridades policiais para prestarem declarações relacionadas com matérias por si publicadas configura atos de intimidação e ameaças à liberdade de imprensa e de expressão.
O MISA-Moçambique diz que nota com preocupação a pressão que nos últimos tempos tem vindo a ser exercida contra jornalistas, nestes interrogatórios, no sentido de revelarem as suas fontes de informação...
Fonte: LUSA - 16.06.2016

Sem comentários: