quinta-feira, junho 02, 2016

Governo fixa remuneração máxima dos gestores públicos em 300 mil escudos

O Governo de Cabo Verde resolveu, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, fixar a remuneração máxima dos gestores públicos em torno de 300 mil escudos. A medida foi anunciada em conferência de imprensa pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire. 

Fernando Elísio Freire começa por relembrar que, no seu programa de governação, “o Governo definiu a adequação do sector empresarial do estado a realidade cabo-verdiana”, bem como “uma racionalização dos gastos públicos, fazendo claramente uma ligação direta entre o salário pago e a produtividade”. 

“Há uma parte fixa da remuneração que no máximo é de 300 mil escudos. E também uma parte variável que é dependente da produtividade e do resultado que a empresa tiver”, informa Freire, completando que se trata de uma decisão “justa” do Governo, adequada a realidade do país e àquilo que as empresas públicas cabo-verdianos têm produzido. 

Freire diz ainda que, antes, o teto máximo era de 680 mil escudos (salário que, de acordo com este governante era auferido pelo anterior PCA da TACV, João Pereira Silva), independentemente do resultado que a empresa tiver. “Neste caso há uma mudança clara de filosofia. Uma filosofia mais racional, eficaz e que vai ao encontro daquilo que é a realidade cabo-verdiana”, afirma. Ler mais (Ocean Press - 02.06.2016)

Sem comentários: