segunda-feira, junho 06, 2016

Em África não se ganha nada com boicote

A minha mãe deixou-me com legado do qual agradeço. Foi uma lição de vida sobretudo como africano e ou em África. Em pequenino dizia-me ela “onyanyala kumpwanyeria ethu” como sabéis não sei escrever em emackwa, mas traduzindo literalmente a expressão significa “com boicote nada se ganha”.
Quando eu recusasse de comer em protesto de qualquer coisa, a minha mãe me dava a lição, não deixando nadinha para eu comer depois. Assim aprendi, muito cedo a não boicotar.

Na verdade, toda a minha experiência diz que em África, boicotar é condenar-se à perda de tudo. Em muitos países africanos, muitos partidos da oposição boicotam eleições, e o resultado tem sido a perda de tudo e mais poder para o partido no poder. Até parece que os partidos no poder em África, fazem tudo por tudo para obrigar os partidos da oposição a boicotarem as eleições. Um país africano que agiu de forma contrária foi o Senegal. Quando em 2012, Abdoulaye Wade  decidiu disputar um terceiro mandato a despeito da Constituição do Senegal  os partidos senegaleses constituiram uma frente unida para enfrentá-lo nas urnas. Assim, Wade foi derrotado. Se alguém tem outra experiência que me diga. 

Sem comentários: