quarta-feira, junho 08, 2016

EMATUM desmente Ministro da Economia e Finanças

Maleiane terá afirmado que 10 barcos da EMATUM estavam a ser reaparelhados por uma empresa sul-africana

Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) desmentiu o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, o qual terá dito que os barcos de pesca da empresa atuneira não respeitavam as expecificações exigidas pela União Europeia (UE) para poder exportar atum para aquele bloco económico.
Maleiane, citado na primeira página do diário de Maputo “Notícias” de 23 de Maio, terá afirmado aos deputados da Assembleia da República que dez dos 24 barcos de pesca da EMATUM estão a ser reaparelhados por uma empresa Sul-Africana de modo a corresponderem às especificações técnicas exigidas pela União Europeia para navios de pesca que capturam produtos piscícolas destinados ao mercado europeu.
“O que a EMATUM nos explicou”, disse Maleiane, citado pela AIM, “é que, para exportar atum para a Europa, há normas que têm de ser seguidas. Eles enviaram inspectores para verem os barcos tal como eles estão, e recomendaram adaptações para cumprir as exigências”.

Primeiro, foi feita uma tentativa para negociar o reaparelhamento dos barcos com a CMN, o estaleiro no porto francês de Cherbourg que construiu os barcos, mas, por ser demasiado caro, foi decidido contratar uma empresa Sul-Africana para fazer as alterações necessárias.
“Os custos envolvidos no reaparelhamento dos navios são elevados, daí que o trabalho esteja a ser feito por fases”, disse Maleiane. “Neste momento, temos pronta parte da frota, enquanto que estão a ser mobilizados outros fundos para pagar o restante”.
Mas a EMATUM veio agora desmentir Maleiane, e colocou um pequeno item no seu website, em inglês, afirmando que “infelizmente, informações erradas levaram a declarações do Ministro das Finanças, e depois a artigos de imprensa enganosos, respeitantes aos padrões de construção das traineiras da EMATUM”.
A empresa “deseja confirmar a sua máxima satisfação com a qualidade da frota que foi entregue, bem como com os seus padrões de construção, que satisfazem plenamente as necessidades operacionais e comerciais da EMATUM”, acrescenta.
A declaração da EMATUM, que tem apenas 93 palavras, conclui que a empresa “está actualmente a trabalhar para finalizar todas as licenças das autoridades relevantes na República de Moçambique de modo a desenvolver as suas actividades pesqueiras de acordo com os seus planos e objectivos”.
A EMATUM levou 15 dias a responder a um artigo na primeira página do principal diário do país. E a negação da EMATUM nada diz acerca das alegações de que os barcos não respeitam as especificações da UE, ou as de que uma empresa sul-africana está a reequipar os navios. 

Fonte: O País – 07.06.2016

Sem comentários: