sexta-feira, abril 08, 2016

The Wall Street Journal acusa Moçambique de ter contraído dívida de 787 milhões de dólares

À semelhança do empréstimo da EMATUM, a denúncia da alegada dívida de 787 milhões de dólares vem do estrangeiro. Desta vez, do The Wall Street Journal. A informação foi divulgada um dia depois dos credores da EMATUM terem aceitado renegociar a dívida a pedido do Governo moçambicano. Segundo o jornal de Nova Iorque, os credores ficaram desapontados com a novidade e exigem explicações por não terem sido informados antes. O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, diz que já leu a notícia, mas ainda não analisou para reagir.
“Vamos arranjar um dia para falar disso, porque eu próprio li a notícia, mas ainda não analisei”, disse o Ministro da Economia e Finanças.
Entretanto, o Banco de Moçambique (BM), que tem registado todos empréstimos do Estado para avaliar a sustentabilidade da dívida nacional, considera que a suposta dívida secreta poderá ter sido mesmo escondida, porque o Banco Central não a registou.
“A gestão da dívida externa é gerida no lugar vocacionado para isso, que é o Ministério das Finanças. Mas nós precisamos de fazer um estudo macroeconómico para vermos a sustentabilidade da dívida de Moçambique e, para isso, precisamos de dados que devem ser revelados e disponibilizados. Nós não temos registo dessa dívida”, disse Ernesto Gove, Governador do Banco de Moçambique.
No total, The Wall Street Journal calcula que o país contraiu uma dívida externa de pelo menos 1.4 mil milhões de dólares só em 2013, facto que agravou a dívida do país em 25%.
Ouvimos economistas, para perceber os possíveis impactos da dívida, caso a informação seja verídica. Todos consideram que a dívida pode levar o país ao abismo.

Fonte: O País – 08.04.2016

Sem comentários: