No Todos os indicadores de avaliação da actividade empresaria regrediram e os seis sectores avaliados apresentam sinal vermelho, com perspectivas de que continuem com maus desempenho nos próximos tempos.
O Instituto Nacional de Estatística indica que a conjuntura da economia moçambicana, traduzida pelo indicador do clima económico das empresas (ICEE), abrandou em Fevereiro após sinais de recuperação no mês anterior. A conjuntura desfavorável foi influenciada principalmente pelo agravamento da queda das perspectivas do consumo bem como das previsões pessimistas de emprego futuro (capacidade de criação de emprego pelos diferentes sectores de actividade) no mesmo período de referência.
Em termos de sectores, o abrandamento da confiança dos empresários em Fevereiro deveu-se à avaliação negativa do indicador em todas as actividades económicas inquiridas, com maior destaque para os sectores de Transportes e armazenagem, de Comércio e de construção, que registaram grande ritmo de queda em comparação com o mês de Janeiro.
O indicador de perspectiva da procura (consumo) continuou em redução pelo segundo mês consecutivo. O mau desempenho foi influenciado pela avaliação do indicador em todos os sectores económicos excepto o sector de Construção que registou uma ligeira recuperação da perspectiva de procura no período em análise.
Fonte: O País – 15.04.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário