O banco russo VTB disse hoje que o Ministério das Finanças de Moçambique lhes assegurou que todos os empréstimos e garantias estatais tinham sido reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI), contrariando a versão do Governo moçambicano.
De acordo com a agência de notícias financeira Bloomberg, uma fonte do VTB que está por dentro das negociações, afirmou que o Ministério das Finanças moçambicano lhes assegurou que todos os financiamentos garantidos pelo Estado foram divulgados ao FMI.
Os negócios, acrescentou o banco russo numa declaração oficial à Bloomberg, foram feitos "em total concordância com as leis nacionais e internacionais".
O porta-voz em Londres do Credit Suisse, o outro banco que tratou da emissão de dívida pública soberana de março, e que antes tinha intermediado a emissão de obrigações da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), em 2013, não respondeu aos pedidos da Bloomberg, o mesmo acontecendo com as várias solicitações da Lusa, feitas nas últimas semanas, pedindo comentários a estes dois bancos.
Na segunda-feira, o gabinete do primeiro-ministro de Moçambique enviou um comunicado à Lusa dando conta da sua ida a Washington, no qual se lê: "O primeiro-ministro vai confirmar o total da dívida contraída pelas empresas públicas, com garantias do Estado, que não aparecem nas estatísticas e não foram reportadas ao FMI, no contexto do Programa Económico em curso, por motivos que serão abordados durante os encontros supracitados".
Fonte: Notícias Sapo - 22.04.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário