sábado, agosto 02, 2014

Sobre as escolhas da Renamo e do MDM

Nova configuração do Parlamento
Quanto ao suplente Alfredo Gamito, a posição equivale a uma despedida velada à chamada “Casa do Povo”, depois de cumprir quatro legislaturas. Gamito preside à Comissão de Administração Pública e Poder Local, a quarta do Parlamento. É a voz que dá  conta dos sucessivos adiamentos da apreciação em plenário da proposta de Lei de Informação. A nona sessão ordinária da sétima legislatura termina dentro de dias e ainda não há garantias de que a proposta será aprovada. Ainda na lista dos efectivos de Nampula, destaque vai para a candidata Adelaide Amurane, ministra na Presidência para os Assuntos Parlamentares. A irmã do edil de Nampula (Mahamudo Amurane) está na 37ª posição.
Com os deputados Ossufo Momade na primeira posição, Lúcia Afate na terceira, o antigo comentador de assuntos domésticos e internacionais Mohamad Yassine no sétimo, a Renamo surpreende em Nampula ao colocar o actual porta-voz da bancada, Arnaldo Chalaua, como o 44º candidato. Uma posição de risco.
Na Zambézia, segundo maior círculo, com 43, a Frelimo alinhou José Pacheco, ministro da Agricultura e chefe da delegação do Governo no diálogo com a Renamo. Sérgio Pantie, também membro da Comissão Política, está no segundo lugar, numa lista onde a deputada Nyeleti Mondlane (filha do primeiro Presidente da Frelimo) está na 11ª posição. O deputado e porta-voz do partido, Damião José, está na 13ª posição, Joaquim Veríssimo (governador da Zambézia) na 17ª. O primeiro vice-presidente da Assembleia da República (e PCA do mesmo órgão), Lucas Chomera, é o 21º, numa província de que já foi governador, antes de ser ministro da Administração Estatal. Nas eleições de 2009, a Frelimo fez eleger 26 deputados, mas a reeleição de Chomera não é líquida, num círculo onde o MDM controla dois municípios. Menos confortáveis estão o deputado e membro da Comissão Permanente, Zeca Castro Morgado, na posição 29, e o vice-ministro da Energia, Jaime Himede, no 31º lugar.
Para o mesmo círculo, a Renamo alinha com os deputados Viana Magalhães (segundo vice-presidente do Parlamento) na segunda posição, Ivone Soares na quinta, José Manteigas na sexta, José Palaço na 15ª e Anselmo Victor na 41ª posição. Jerónimo Malagueta, que ficou detido acusado de incitamento a ataques armados, está no 17º lugar.
 Já a lista do MDM é liderada pelo deputado Geraldo Carvalho. Em segundo lugar está Sande Carmona (porta-voz do partido) e no 16º e 30º lugares, respectivamente, figuram os irmãos Paulo e Arsénio Alculete Lopes de Araújo. Trata-se de irmãos mais novos do edil de Quelimane, Manuel de Araújo.
Sofala, um dos círculos desfavoráveis à Frelimo (em 2009 conseguiu 10 dos 20 assentos), tem como cabeça de lista o deputado e veterano da Luta de Libertação Nacional, Alberto Chipande. No segundo lugar está Jaime Neto, deputado e candidato vencido nas autárquicas do ano passado. Manuel Cambezo, ex-edil de Dondo, está na 13ª posição, e na 15ª aparece o ministro da Educação, Augusto Jone.
A lista da Renamo é encabeçada por Manuel Bissopo, secretário-geral do partido, o mandatário nacional Joaquim Magibire está na quarta posição, o recém-admitido Francisco Campira na nona, Manuel Pereira, deputado desde 1994 e primeiro delegado do partido na província é o 14º. Manuel Lole, membro do Conselho de Estado e porta-voz da detenção de António Muchanga, aparece na 17ª posição, num círculo com 22 assentos. A lista do MDM é liderada pelo actual deputado e porta-voz da bancada, José Manuel de Sousa, e na quarta posição está o também deputado Eduardo Elias.
Outras novidades
Américo Ubisse concorre pela Renamo, em Cabo Delgado. Ubisse foi recentemente destituído do cargo de secretário-geral da Cruz Vermelha de Moçambique. No mesmo círculo, a Frelimo apresenta Eduardo Mulémbwè (presidiu ao Parlamento durante três mandatos) e Esperança Bias (ministra dos Recursos Minerais) na primeira e segunda posições. José Katupha, porta-voz da Comissão Permanente, aparece na 11ª posição. O irmão, Carvalho Muária (ministro do Turismo), é cabeça de lista em Niassa, o mesmo círculo onde Carlos Silya, antigo combatente e deputado, abre a lista dos suplentes da Frelimo.

Fonte: O País - 31.07.2014


1 comentário:

Anónimo disse...

Ayayaya ubisse nao se brinca com os camaradas