terça-feira, maio 08, 2012

As Sondagens de Gallup

No VOA aparece como título: Eduardo dos Santos é o líder menos popular de África
Presidente Armando Guebuza em 14º lugar com índice positivo de aprovação. No títuto da Gallup é: Most African Leaders Enjoy Strong Support” (tradução livre: A maior parte dos líderes africanos gozam de forte apoio).

O título da Gallup sugere uma reflexão ” Most African Leaders Enjoy Strong Support” - Electoral, judicial confidence; local economy key to leader's scorecard”

Já não é em África onde há mais golpes, fome, manifestações violentas, sobretudo em tempos eleitorais, descréditos eleitorais, sobretudo quanto à transparência; não é em África onde há prisões arbitrárias, desrespeito às constituições, portanto até onde os presidentes mudam as constituições para satisfazerem os seus apetites, etc. etc?

O resultado da pesquisa da companhia de sondagens da Gallup pode não ser duvidoso, aliás, não é duvidoso para mim. O que pode ser duvidoso é se os inquiridos tiveram a coragem de dizer o que realmente pensam sobre a governação, os processos eleitorais, e a economia dos seus países. Devido ao nosso historial, sistema colonial brutal e no pós-independências regimes autoritários e brutais, muitos africanos, incluindo muitos na diáspora, receiam perseguição pelos regimes vigentes ou por vezes, mesmo dos futuros em caso de qualquer mudança. Por tal receio, muitos escolhem a resposta para agradar a quem lhes inquire.

Em Moçambique, a EISA realizou um inquérito a nível nacional intitulado por “FORMAÇÃO DO VOTO E COMPORTAMENTO ELEITORAL DOS MOÇAMBICANOS EM 2004”. Neste relatório constatou-se uma alta discrepância entre os resultados reais nas eleições de 2004 e dos inquiridos. Também houve discrepância em muitos outros aspectos. Por exemplo, se nos resultados eleitorais a Frelimo obteve 62% e a Renamo 30%, no inquérito a Frelimo era creditada com 82% e a Renamo 8% (pág. 29). A diferença entre eleições complentamente transparentes e livres e a muita confiança pela  Comissão Nacional de Eleições é de quase  50% (pág.30); mais, a diferença entre o resultado no inquérito de participação eleitoral é o resultado real é de 40% (pág.27).

Com este exemplo, que podemos pensar quanto às repostas dos inquiridos da Gallup?

Sem comentários: