terça-feira, novembro 01, 2011

Nomeada Comissão dos Títulos Honoríficos

O CONSELHO de Ministros aprovou ontem o regulamento da lei dos sistemas de títulos honoríficos e condecorações e indicou Salésio Teodoro Nalyambipano para o cargo de presidente da comissão, que vai emitir pareceres sobre propostas de nomeações e ainda propor as características das insígnias.
Foram nomeados ainda Filimone Meigos, Joel Tembe, Carlos Mucareia, Esperança Sambo, Jacob Sibindy, Jaime Monteiro, Teófilo João, Artur Josefa Jamo, Teresa Tembo e Bernardo Goy-Goy para comporem a comissão, de carácter consultivo. Na mesma sessão, o Executivo aprovou os estatutos da comissão. As condecorações, que podem ser ordem ou medalhas, visam galardoar cidadãos que tenham méritos e se instituem a favor ou em memória de uma personalidade, instituição, área de actividade ou data histórica marcante. No total são 23 tipos de condecorações, sendo a mais alta a Ordem Eduardo Mondlane, fundador da FRELIMO, seguida de títulos de Herói da República de Moçambique e Cidadão Honorário da República de Moçambique, Ordem Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique, e 25 de Junho, data da independência do país.

Fonte: Jornal Notícias - 02.11.2011

Reflectindo: Digam-me: 1) Jacob Sibindy é mesmo que Yaqub Sibindy? 2) Está nessa comissão quem não seja da Frelimo? Desculpe-me, pois que eu não conheco todos os da lista.

Sem comentários: