sábado, fevereiro 01, 2014

Governo admite alteração da Lei Eleitoral dentro de uma semana

Para acomodar exigências da Renamo

A Assembleia da Republica poderá reunir-se em sessão extraordinária, dentro de uma semana, ou mesmo antecipar a sua sessão ordinária, de modo a debater, com urgência, a revisão do pacote eleitoral, conforme as exigências da Renamo. 


Esta informação foi anunciada na manhã deste sábado após a 26a ronda de diálogo entre o Governo e a Renamo. As partes deram a conhecer que, a avaliar pelos avanços que estão registar no diálogo, dentro de uma semana poderá ser convocada uma sessão extraordinária ou antecipada a sessão ordinária da Assembleia da Republica, para a Revisão da Lei Eleitoral, com vista a acomodar as exigências do segundo maior partido da oposição parlamentar.

Porém, a convocação da Assembleia da República ainda não é dado adquirido. As partes sublinharam que tudo depende do avanço que se registar no diálogo em curso, mas garantiram que neste sábado reexaminaram o próprio pacote eleitoral em divergência, sem, contudo especificar quais dos pontos foram revisitados.

Uma das principais exigências da Renamo no pacote eleitoral é a paridade nos órgãos eleitorais.
Em conferência de Imprensa no final do encontro deste sábado, o deputado Saimone Macuiana, chefe da Delegação da Renamo e o ministro da Agricultura, José Pacheco, chefe da Delegação do Governo, deram a conhecer que houve registo de avanços no diálogo.

Encontrados 5 mediadores nacionais 

Ainda neste sábado, as partes, segundo deu a conhecer Saimone Macuiana, terão conseguido identificar cinco personalidades nacionais que vão servir de mediadores e observadores nacionais. Mas não foram revelados nomes.
Até agora foram acordados os termos de referência para a participação dos intermediários nacionais no dialogo em curso.

José Pacheco, chefe da missão governamental no diálogo, que hoje retomou a incumbência depois de ter sido temporariamente substituído por Muthisse, referiu-se apenas a um entendimento sobre os observadores nacionais.

As partes acordaram também que nesta fase não irão a participar figuras internacionais para a mediação e observação. 

Por outro lado, o Governo disse estar de acordo com os pontos referentes à desmilitarização da Renamo; despartidarização do Aparelho do Estado; e o encontro ao mais alto nível entre o presidente da República, Armando Guebuza, e o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. 

Sem avançar datas, as partes disseram que na próxima semana poderá haver entre duas ou três sessões de diálogo para a harmonização das alterações ao pacote eleitoral, a serem submetidas à Assembleia da República.

Não foi anunciada nem prevista a data em que os cinco observadores deverão entrar no diálogo.
(Bernardo Álvaro e André Mulungo)


Fonte: Canalmoz - 01.02.2014

8 comentários:

Unknown disse...

Que boa noticia! Espero que o mais cedo possivel esta guerra termine e eu possa ir visitar minha mae doente, algo que nao fiz devido a este conflicto. Se eu ver a maneira como fala o ministro Muthisse, continuo a preferir ele do que Pacheco. O orgulho e despreso nao serve para presidente da Republica e nem ser chefe da equipa do governo neste dialogo.

Anónimo disse...

concorco. Ministro Muthisse e humilde

Anónimo disse...

concordo.Muthisse e humilde

Anónimo disse...

Concordo com o Ministro Muthisse. Deus abencoe esta fase.

Anónimo disse...

É uma estrategica para arancar o coracao do outro. "é um bom sinal?"!

Anónimo disse...

Estes senhores tinham na cabeça de que o povo moçambicano é ainda dorminhoco, tendo decoberto de que estão enganados fato que lhe obrigou à trás com as decisões anteriormente tomadas. Saibam mais de que já não há mais aquele analfabeto como o de Nachingwea. A Frelimo sempre foi matando e desde nachingwea onde parte de pessoas que se considerava sábia morreu em cenários que até hoje não se percebem, o caso de Paulo Samuel Kankhomba entre tantos e queria agora matar usando a estratégia de guerra não declarada. Moçambique de ontem não é o de hoje, somos mais académicos do guerreiros. Guebuza se você é ignorante, nós não somos e avise sua equipa de que todos vocês estão sujos sem recuperação. A luta continua...!

ussene disse...

Deus queira que o conflito termine, para que pissamos viajar sem medo nem receios. Precisamos dos transportes terrestres para visitarmos nossos familiares na zona centro e dul do pais, por serem de custos mais baixos. Jesus Salve-nos. Amen!

Anónimo disse...

Que tudo corra bem para o bem do povo inocente como eu.