sexta-feira, novembro 01, 2013

Conflito Arma(n)do)

Editorial (Canal de Mocambique)

O País está a passar por momentos de terror, entre episódios que se assemelham a guerra e raptos de cidadãos que não encontram nas forças de defesa e segurança protecção e, bem antes, porém, se suspeita que do seio delas esteja a vir a ofensiva criminosa, como acaba de denunciar, na Beira, a Mãe de uma criança raptada e assassinada, e como também, há dias, na Machava, se comprovou quando uma senhora de Maputo conseguiu ver-se livre do cativeiro dos “agentes” do crime que mais não seriam do que “polícias” dado o equipamento de que os sequestradores dispunham, entre AK47 e cassetetes.

Estão a suceder-se, na região Centro do País, mais precisamente entre o Save e Muxúnguè, episódios violentos em que se fica a crer que já se está em guerra. Mas de facto não aparecem evidências de que sejam homens armados da Renamo os atacantes, embora o ambiente político-militar leve a imaginar-se isso como provável, também pelo facto de Dhlakama já ter declarado que perdeu o controlo das suas forças. Atacam viaturas civis, matam e ferem cidadãos civis que apenas andam nas suas vidas, e destroem bens materiais, criando todo o ambiente que é conveniente para que alguém possa vir a encontrar no que vai sucedendo, argumentos suficientes para poder vir a decretar ESTADO DE SÍTIO afim de tentar adiar eleições numa derradeira tentativa de se perpetuar no poder, ainda que isso careça do aval do Conselho de Estado e da própria Assembleia da República. Ler mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Todo povo sabe Dlakama e bom pacifico so quer paz , os que vivem perto dele veem como fervosamente reza por paz. Agora essa coisa de guerra, eu nao sei, ele e bom.