domingo, novembro 17, 2013

Comentário de Joseph Hanlon Cruzando a linha

Em todas as eleições, o partido no poder tem uma vantagem. Por exemplo, é a época chuvosa que determina o início da campanha agrícola, mas coincidindo com a campanha eleitoral, confere aos líderes da Frelimo publicidade extra e útil.

A Lei Eleitoral revista ano passado, foi elaborada de forma que tente manter o equilíbrio, mas de duas maneiras o partido governamental parece ter cruzado a linha para a injustiça e desequilíbrio.


A Lei exige que os meios de comunicação públicos, como o Noticias, "devem conferir um tratamento jornalístico não discriminatório às diversas candidaturas”. A lei não exige igualdade absoluta e permite que a independência jornalística.

Todavia, este ano, Notícias parece ter cruzado a linha de equilíbrio. Em três dias (quinta-feira a sábado), a página 2 do jornal tem sido usada para entrevistas com especialistas e pessoas proeminentes que todos escrevem positivamente sobre a Frelimo. Um titulo diz "manifestos da Frelimo reflectem aspirações do povo". Noutros títulos coloca-se ênfase na importância da experiência, o que aponta para o partido no poder pois é a que mais tem experiência de governação. Nas duas páginas (6-7) dedicadas à campanha eleitoral, as maiores fotos e os maiores títulos são dedicados à Frelimo. No sábado, a página sete (7) continha dois artigos importantes sobre o MDM e ambos eram negativos - um referente a uma alegada agressão e outro referindo que o candidato Venâncio Mondlane não é da família de Eduardo Mondlane. Ambos são jornalisticamente legítimos, mas artigos negativos semelhantes não foram publicados sobre Frelimo.

Há, no Notícias, artigos e fotos sobre MDM, por isso a oposição não está excluída. Mas em campanhas eleitorais anteriores, o Notícias tinha cuidado de manter um equilíbrio, o que não se verificou nas últimas três edições analisadas, que têm um tratamento jornalístico discriminatório. 

Da mesma forma, tem havido reclamações de professores e outros funcionários públicos que são chamados para reuniões políticas do partido no poder, durante o horário de trabalho, como aconteceu na quinta-feira passada, em Maputo e Inhambane. Docentes em Maputo queixaram-se de que, apesar de estarem a corrigir exames, directores das escolas exortaram-nos a participar em reuniões partidárias da Frelimo.

Se o seu chefe diz que "esta é uma reunião política, pelo que não és obrigado a participar, mas eu iria gostar muito se pudesse participar”, há poucas pessoas que estando à procura de promoção, diriam que não. Mais uma vez, a linha do equilíbrio e justiça foi cruzada para o lado de desequilíbrio e injustiça.

O processo eleitoral em Moçambique continua a ser relativamente justo e equilibrado, mas o partido no poder deve ter o cuidado de usar as suas vantagens naturais, e não passar para o desequilíbrio e injustiça. (JH)          


Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 44 - 17 de Novembro de 2013 – 20h00

6 comentários:

Anónimo disse...

O que se assiste hoje em dia é a penetração das consciências com as redes sociais muito mais abrangentes do que qualquer jornal por mais influente que possa ser. Isso é assim em todo o mundo e não se pode escamotear e Moçambique está submergida de valores nessas redes que atacam a raiz dos valores da independência nacional.
Bandos armados abre um buraco na estrada para atacar viaturas civis e mata mas nas redes sociais a culpa é do governo. E a mentira e a confusão ganham raízes porque as redes sociais se abrem ao obscurantismo confundindo os valores, destruindo a liberdade do povo e abrindo caminho para a sua exploração.
Por isso a sociedade está cheia de sabotadores, de raptores, de corruptos e a culpa é só do povo porque abranda a vigilância e deixa-se vencer pela inércia. Só o povo pode defender o povo, mais ninguém.

Reflectindo disse...

Oh,anónimo

Não percebi nada do que pretendes dizer.

Anónimo disse...

Poder do povo poder do estado..., compatriota voce fumo?

Anónimo disse...

este compatriota tem razao eu penso da mesma maneira, existe aqui uma equacao preliminar de sentimentos e accoes, que sempre vai de acordo com a origem do mal. Se nos deixarmos apabhar pela inflamidade da palavra ai caimos.
Por isso irmaos cuidado, com os que se dizem amigos de nose so sao lobos ferrozes com capa de camelos.O pais esta a progredir,e vai bem, temos que nos esforcar e encontrar o nosso lugar nesta conjuntura

Anónimo disse...

"o pais esta a progredir, e vai bem" ... Uau!
http://www.verdade.co.mz/destaques/democracia/41809-autarquicas-2013-munhava-a-balas-e-gas

Anónimo disse...

Ta progridir mui.