terça-feira, novembro 19, 2013

Confirmado que a Polícia usou balas reais no Beira showmício

A Polícia de choque (FIR) usou balas reais para disparar contra a multidão no showmício do MDM, na cidade da Beira, no sábado passado. O Diário de Moçambique (18 de Novembro), jornal editado na cidade da Beira, relata caso de dois feridos com balas. Fontes do hospital relatam que há 11 pessoas com ferimentos de bala. O comício estava apara se realizar no campo de futebol em Munhava, na Beira.

O incidente começou quando a Polícia tentou mover carros da Frelimo no meio da multidão para a sede da Frelimo que fica ao lado do campo de futebol onde decorria o showmício. A população resistiu e momentos depois a confusão alastrou-se, com a FIR disparar tiros de balas reais e granadas de gás lacrimogéneo para o meio da multidão.

O campo de futebol é o óbvio lugar para grandes eventos. Sempre foi local de comícios de todos os partidos. Entretanto, Gustavo Mavie, director da agência estatal de notícias (Agência de Infirmação de Moçambique – AIM), acusa o MDM pelo incidente, afirmando que este partido foi provocativo ao tentar realizar showmício muito perto da sede da Frelimo - na "varanda da Frelimo".



Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 45 – 19 de Novembro de 2013

1 comentário:

Eu Daqui disse...

Mavie é um acéfalo e esquizofrênico. Ele está parado no tempo. Faz análises descabidas e inoportunas. Subestima a inteligência do povo moçambicano, o que o faz pecar por presunção.
Mavie, não digas vamos por aqui, pois não queremos trilhar os mesmos caminhos contigo. Trilha sozinho, lembe as botas individualmente. Vai ao precipício sozinho ou com os lambidos. Deixa o povo, que não precisa das tuas análises revestidas de cores partidárias, em paz.