domingo, novembro 17, 2013

CERCA DE 20 PESSOAS DETIDAS NA BEIRA

Cerca de 20 pessoas foram detidas este sábado, na cidade da Beira, província central mocambicana de Sofala, em conexão com actos de vandalismo registados naquela urbe, no âmbito da campanha eleitoral, rumo as eleicoes autarquicas de quarta-feira proxima, no pais.

O porta-voz do Comando Provincial da PRM naquela província, Feliciano Dique, e hoje citado pela Rádio Moçambique a referir que os detidos irão responder pelos actos por si cometidos.


Segundo Dique, cinco viaturas foram carbonizadas, tendo-se registado roubo de uma motorizada e outras destruições ainda não contabilizadas. Como consequência do incidente, cinco pessoas encontram-se internadas no Hospital Central da Beira (HCB).

No entanto, o porta-voz do HCB, Orlando Jamal, fdisse que 46 pessoas deram entrada, desde a tarde de sábado até à manhã de hoje. naquela unidade sanitária.

Por seu turno, o semanário Domingo, na sua edicao de hoje, explica que a confusão surgiu quando simpatizantes da Frelimo, partido governamental, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), entraram em choque. A Polícia, diz o jornal, viu-se obrigada a lançar granadas de gás lacrimogénio para dispersar a multidão.

O jornal diz ainda que houve três crianças mortas no tumulto gerado pelo choque das caravanas rivais.
Na altura, as pessoas corriam e chocavam-se umas às outras em busca de segurança, quando atingidas pelo gás lacrimogénio.

Por outro lado, grupo de marginais arremessavam pedras contra a Polícia que se viu forçada a abrir caminho para restabelecer a ordem com recurso a granadas daquele gás.

O Domingo afirma que simpatizantes do MDM incendiaram uma viatura petencente a um membro da Frelimo.
Fonte: AIM - 17.11.2013

Sem comentários: