A cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, na zona sul de Moçambique, poderá ser afectada pelas cheias a partir do próximo sábado tendo em conta a evolução das cheias que se registam naquela região.
Rute Nhamucho, da Direcção Nacional de Águas (DNA), disse que o risco de inundações deve-se ao facto de a cidade de Xai-Xai estar localizada na bacia do Limpopo que continua a registar um elevado volume de escoamento.
Assim, face a propagação da onda cheias, a estacão de Xai-Xai poderá atingir nas próximas 24 horas o nível de alerta e no sábado o pico proveniente da estacão de Sicacate afectando as zonas baixas da cidade de Xai-Xai.
Face a cenário, as autoridades estão a trabalhar no sentido de retirar instituições e pessoas residentes nas zonas de risco para zonas consideradas seguras.
Para o efeito, foi montado um centro de acolhimento as vítimas. Além disso, foram mobilizados três barcos prontos a entrar em acção no caso da ocorrência de cheias.
“A estacão de Combomune mantém-se acima do alerta, mas tende a baixar, enquanto Sicacate tende a subir e as 07:00 horas da manhã de hoje, registava 10.67 metros, o que representa 5.67 metros acima do nível de alerta”, explicou Nhamucho.
Por isso, as autoridades apelam as populações do baixo Limpopo, particularmente das aldeias de Munhengane, Massaingue, Cumbane, Mahiele, Totoe, Gumbane, Languene, Zikai, Chilaune e Nguava, para que se retirem para zonas seguras, evitem a travessia do rio e mantenham os seus equipamentos e bens em zonas seguras.
Segundo, Nhamucho os níveis da bacia do Limpopo, junto a fronteira com a Africa do Sul, estabilizaram com tendência a baixar.
Leia mais: Cidade do Chókwè foi evacuada
A bacia do Incomáti também regista uma tendência de redução, mas a estacão de Magude mantém-se a 2,15 metros acima do alerta, cenário que poderá contribuir para subida dos níveis na zona baixa e aproximação para o nível de alerta no distrito da Manhiça.
Fonte: Rádio Mocambique/AIM - 24.01.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário