quinta-feira, janeiro 24, 2013

Cheias: Cidade de Chókwè foi evacuada

A cidade do Chókwè e a vila do Caniçado, no distrito do Guijá, em Gaza, estão totalmente inundadas, na sequência do transbordo do rio Limpopo.
Na sequência, o cenário ao longo de todo o troço que liga a cidade do Chókwè à vila da Macia, era simplesmente desolador com várias dezenas de viaturas especialmente camiões e camionetas transportando gente e seus haveres.
A referida rodovia foi transformada num verdadeiro corredor de manadas de bois, caprinos e ovinos em busca de refúgio em Chihaquelane, uma zona relativamente mais segura há sensivelmente 30 quilómetros da cidade do Chókwè.
O local previamente seleccionado pelo INGC, para acolher as vítimas desta calamidade, estava ontem muito de longe de dar resposta a esta grave situação de emergência, uma vez que até à altura estavam apenas criadas condições para a acomodação de pelo menos 600 pessoas, em 50 tendas, contra vários milhares de necessitados.
Ao longo de todo o dia de ontem, os responsáveis da Saúde procederam à transferência de emergência dos doentes internados no Hospital Rural do Chókwè, para a cidade de Xai-Xai e para a vila da Macia.
Outras centenas de pessoas ficaram sitiadas na vila do Caniçado, no Guijá, incluindo o administrador do distrito e parte do seu Executivo. O administrador terá permanecido no terraço de uma das casas na sede do distrito, aguardando pelo resgate. Outras áreas inundadas no Guijá compreendem Mubanguene, Chivongoene e 7 de Abril.
Por seu turno, e de acordo com fontes seguras, um número não identificado de reclusos teria se livrado da vigilância policial para se evadir das celas no Caniçado, quando se aguardava de meios para a sua transferência para um outro local.

De referir que Caniçado, sofreu outro duro golpe com o corte da ligação para aquela vila a partir da via alternativa de Chibuto, que sofreu um corte devido à fúria das águas do Limpopo na zona de Javanhane, há sensivelmente 20 quilómetros da sede do distrito.


Fonte: Rádio Mocambique - 24.01.2013

Sem comentários: