quarta-feira, maio 09, 2012

Moçambique é um dos piores países para ser mãe

Moçambique ocupa o 133º lugar do ranking dos melhores países para ser mãe, segundo o relatório anual da Save the Children, que estuda as condições para as mães e os recém-nascidos em todo o Mundo.
No ranking liderado pela Noruega, a Guiné-Bissau é o quarto pior país do mundo e o pior dos lusófonos para se ser mãe, segundo aquele índice anual, que só detectou condições piores no Níger, Afeganistão e Iémen.
No índice geral, em que Moçambique se encontra em 133º, Portugal está em 15º, o Brasil em 55º, Cabo Verde em 79º, Timor-Leste em 136ª, Angola em 143º e a Guiné-Bissau em 162º.
No estudo, divulgado ontem, dia 8 de Maio, a organização não-governamental norte-americana dividiu os 165 países da lista em três grupos - mais desenvolvidos, menos desenvolvidos e os menos desenvolvidos -, aos quais correspondem critérios diferentes.
Moçambique é colocado no terceiro grupo, o dos menos desenvolvidos, liderado pelo Ruanda. Entre os menos desenvolvidos, Moçambique é o 10º melhor país para se ser mãe. O grupo constituído por 42 países conta com mais três países lusófonos, Angola (20º lugar), Timor-Leste (13º) e Guiné-Bissau, cujo 39º lugar só não assegura o fim da tabela graças ao Iémen, Afeganistão e Níger. São Tomé e Príncipe não foi tido em conta pela Save the Children.
Entre os restantes países lusófonos destaca-se o Brasil, em 12.º lugar num ranking de países que a Save the Children apresenta como países menos desenvolvidos, o segundo grupo, enquanto Cabo Verde ocupa a 36.ª posição nessa lista.
Para estabelecer o índice, a organização avalia, a partir de números da ONU, factores educativos, económicos, de saúde e políticos, como a escolaridade das mães, o acesso a contraceptivos, a mortalidade infantil ou a duração da licença de maternidade.

Fonte: @SAPO - 09.05.2012 

2 comentários:

heyden disse...

Depende do criterio usado. Mas se o criterio for a quantidade de leite materno e tempo gasto a amamentar com leite de peito da mae, mocambique nao seria campeao? Claro, julgando que leite de mama de mae e importante

Reflectindo disse...

Com certeza, faltou mencionarem-se os crítérios usados no grupo onde Mocambique pertence. Mas no geral, posso imaginar que não se contou apenas o leite da mãe. Aliás, penso que o relatório é sobre as condicões da mãe. Vou tentar encontrar o site da Save the Children.