Aponta o “Barómetro da Educação Básica em Moçambique”.
Esta é a conclusão principal dos autores deste estudo, que estendem as responsabilidades às principais agências de Educação a operarem em Moçambique desde a década 80, que contribuem ou intervêm sobremaneira na formatação das políticas educativas nacionais”.
O Instituto de Investigação Social e Educacional, ISOED, procedeu, há dias, à apresentação pública de um estudo-piloto sobre a qualidade da educação no país, denominado “Barómetro da Educação Básica em Moçambique”. Os autores do mesmo, José Castiano, Severino Ngoenha e Manuel Guro, todos professores universitários, propõem uma mudança na forma como se pensa a educação no nosso país, sobretudo na questão ligada à qualidade de ensino. Como diz José Castiano, “o debate sobre qualidade de ensino está poluído” na medida em “que se limita a equacionar estatísticas”. São quatro os pilares propostos para se melhorarem as competências educativas, nomeadamente: “o saber saber”, que diz respeito à aquisição de competências pessoais, tais como a capacidade de ler, de escrever, de analisar, de interpretar, de criticar, de desenvolver a abstacção, de reconhecer e estar aberto a novas formas de conhecimento. Ler mais
4 comentários:
Propor teorias de como melhorar o ensino e a coisa mais facil para fazer. Ate nem precisa de se fazer pesquisa, basta ler um bom livro de politicas educacionais. O problema maior e que todas as mudancas que conduziram ao nivel em que a educacao chegou hoje resultam de esforco de pessoas que pensavam que na altura estavam certas. Mesmo estas ideias destes cientistas como sabemos que vao produzir resultados melhores do que os que ja existem? Como sabem eles que as propostas deles vao produzir resultados melhores do que os actuais? Na minha opiniao nem vale a pena mudar nenhuma coisa, mas apenas facam isto:
1) Construir mais escolas e mais salas de aulas.
2: Diminuir o numero de alunos nas salas de aulas
3) Apetrechar as escolas com material didactico.
4) Garantir que cada aluno receba os livros escolares a tempo.
5) Dar lanche gratuito as criancas da 1a a 6a ao fim da 2a aula de cada turma.
6) Dimunuir o numero de turmas ou turnos que o mesmo professor pode ter.
7) Aumentar o numero de anos de formacao de professor para 3 anos. Ou seja, introduzir modelo 12a + 3 como o minimo para se ser professor.
E SOMENTE ISTO O QUE E PRECISO. DEPOIS DE GARATIR ISTO, MEDE A QUALIDADE DE APRENDIZAGEM DAQUI A 5ANOS E COMPARA COM A QUALIDADE ACTUAL. Agora se andarem ai fazer outras mudancas numa de que sao mis videntes, e essa a brincdeira que estragou a educacao deste pais. Cada um procura protagonismo. Quem sofre depos sao os alunos. E os professores tambem.
E a questao do salario do profsor?
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