domingo, setembro 04, 2011

Bandeira dos rebeldes líbios surpreende a abertura dos X Jogos Africanos em Maputo

Uma "inesperada" bandeira do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia , que Moçambique não reconhece como Governo daquele país, agitou a abertura, hoje, dos X Jogos Africanos, que decorrem até ao dia 18 na capital moçambicana, Maputo.
Primeiro, houve a surpresa de se ver uma delegação da Líbia entre as mais de 40 comitivas de países africanos que hoje desfilaram no estádio do Zimpeto, nos arredores de Maputo, já que a sua participação na competição nunca fora referida.
Depois, o espanto aumentou quando os poucos atletas daquele país ergueram as bandeiras verde, preta e vermelha que representam os rebeldes que recentemente afastaram Kadhafi do poder, perante aplausos e apupos.
Há duas semanas, quando ainda se combatia pelo controlo de Tripoli, os poucos diplomatas líbios que permaneciam em Maputo decidiram apoiar os rebeldes e hastear a bandeira do CNT no edifício da embaixada.
Mais tarde, o Governo moçambicano, que segue a posição da maioria dos países africanos de não reconhecimento do novo regime e critica a participação da NATO no conflito, censurou o acto, considerando-o uma "violação dos acordos diplomáticos". Hoje, a agência Lusa registou que na embaixada estão agora hasteadas as duas bandeiras - a verde, que durante décadas representou o regime de Kadhafi, e o novo pavilhão do CNT.
A cerimónia de abertura dos Jogos Africanos foi um empolgante espetáculo seguido no local por milhares de pessoas e transmitido em direto pelos principais canais de TV e rádio.
Muitos dos presentes expressaram o seu orgulho pela capacidade do país ter conseguido organizar em apenas dois anos uma das mais importantes provas desportivas do continente.
Entre as delegações presentes estão grandes potências desportivas africanas, como Quénia, África do Sul, Egipto e Nigéria, lado a lado com países sem grande historial na competição, casos da Sawzilândia, Lesotho e Maurícias.

(RM/Lusa)

Fonte: Rádio Mocambique - 03.09-2011

1 comentário:

Abdul Karim disse...

Revolution Rock !