quinta-feira, março 25, 2010

Dissidente da Renamo cria partido político

FERNANDO Quivela, ex-deputado da Renamo revelou ao “Notícias” que um novo partido político será publicamente apresentado na cidade de Nampula, em data não indicada.
O interlocutor explicou que a futura agremiação política conta com a integração de “muitos simpatizantes”, destacando-se academicos e outros intelectuais maioritariamente das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
Fernando Quivela afastou a hipótese de se tratar de um partido regionialista, aclarando que “espero que não nos considerem regionalistas, pois nunca chamamos regionalistas os partidos criados a partir do sul e do centro, pelo contrário aderimos, assim como nós esperamos que os concidadãos vivendo em tais regiões sejam democráticos como nós demonstramos, aderindo aos nossos ideais, sem terem em consideração o facto de o partido ter nascido no norte do país”.
Disse ainda serem boas as perspectivas desta formação política poder vir a vingar no cenário político nacional, considerando existir muita ansiedade por parte dos membros que já aderiram ao projecto.
Porém, admitiu que o partido espera enfrentar “muitas dificuldades, decorrentes do facto de nascermos muito longe da capital, da sede de quase todos os órgãos nacionais, das redacções dos jornais, das televisões, das embaixadas, daí que seremos, provavelmente, “atacados” sem nos apercebermos, porque estamos a nascer do campo para cidade. Os comentaristas dirão muita coisa e, provavelmente, não os ouviremos…”
Outra dificuldade que o futuro partido espera enfrentar relaciona-se com a falta de meios financeiros. A propósito, a nossa fonte explicou que “a experiência mostra que não poderemos esperar ter todas as condições para começarmos uma batalha. Todos os partidos do nosso país nasceram pobres, nós é que começamos a enriquece-los com as nossas contribuições quer materiais, quer em ideias. Demos as nossas camisas, os nossos cabritos, a nossa makhákha (mandioca seca) para não morererem”.
Sem avancar o nome da futura organizacao, o nosso entrevistado informou estar prevista para a semana em curso a realizacao de um encontro em Nampula, com o proposito de se definir a linha ideologica da agremiacao, o nome e a data da apresentacao publica. (Pedro Nacuo)

Fonte: Jonal Notícias - 26.03.2010

41 comentários:

namarrocolo disse...

Qualquer iniciativa que nasce nessas bandas quase sempre morre cedo. Talvez, devido ao elevado indice demografico e vulnerabilidade opinativa da populacao excessivamente analfabeta, quem ai poder reinar pode influenciar muito qualquer resultado eleitoral. Muitas iniciativas antigas de formar organizacao dos amigos do norte sempre se engoliu, levando seus dirigentes, a filiarem-se a cupula. Que no futuro nao seja seu caso, senhor antigo militante da renamo. A nao ser assim, ate que pode contar comigo. Esta coisa de dizer 'nao ao regionalismo' enquanto o vivemos todos os dias, eh enganar outro.

Anónimo disse...

Hummm, será o princípio do fim da humilhacão?

namarracolo disse...

Desculpe ao dono do blog, nao pretendo fazer propaganda aqui mas partido mas gostei de ouvir falar de uma iniciativa de se criar partido com raizes em Nampula, ou seja, norte em geral.
A falacia de que regionalismo nao existe e deve ser combatido para mim e uma falacia. Nao se trava uma tempestade com os olhos. Negar o conceito de regionalismo equivale a negar consanguinidade. Muitos de nos senao todos, voltam em algum partido por alguma motivacao, uma das quais e senao a mais importante, e um dia vir a ter um beneficio para si e para seus familiares e correligionarios. Rezo que o tal partido tenha um nome bem pensado e unanime, nao uma sigla, mas uma palavra de ordem. Desculpe, nao estou incitar nada, mas a verdade e que com ele, me simpatizarei por consanguinidade.

Reflectindo disse...

Caro Namarrocolo

Não penso ser propaganda a sua opinião ou nem que fosse não me apercebi do seu mal a razão pela qual a publico.
Achei a sua opinião uma chamada ao debate público o mesmo que Fernando Quivela adiantou. Pelo contrário, silêncio considero uma cobardia.

Abraco

V. Dias disse...

Fundar partido não significa fundar barracas. É uma coisa. Deixaram de fundar igrejas e agora andam preocupados em fundar partidos. Quem é o sr. Quitivena arena política? Meu Deus, é melhor nem falar.

Reflectindo disse...

Viriato

1. Pode-se muito bem criar um partido desde que as pessoas de iniciativa tenham inventariado algum vazio político. Caso não, não vale a pena.

2. Pode haver um novo partido político com sucesso, desde que esse partido seja diferente dos já existentes, isso sobretudo na prática. Qualquer grupo que cria, ou com iniciativa de criacão de um novo partido tem que ter em conta que em Mocambique existem mais que meia centena de partidos e quase todos não têm visibilidade, e a Renamo que reclamava a posicão de maior da oposicão está desvanecendo lentamente. Só dois partidos são grandes: a Frelimo e o Partido das abstencões e entre estes não se conhece o maioritário. A tarefa de quem quer fazer política em Mocambique é em primeiro lugar reflectir sobre o que faz com que em Mocambique permanecam apenas dois partidos. Há problemas de fraudes, mas isto não é suficiente para explicar todo o problema da democracia em Mocambique, todo o insucesso de mais de meia centena de partidos.

3. Estou cansado em aconselhar que nós mocambicanos temos que ler e debater sobre este relatório: Political Parties in Africa: Challenges for Sustained Multiparty Democracy - Africa Regional Report Based on research and dialogue with political parties”.

4. Para mim, há uma curiosidade nesta iniciativa. Estou tentando perceber, baseando-me no meu raciocínio, nego desprezá-la ou elevá-la antes de tentar perceber.

5. Não conheco pessoalmente Fernando Quivela e nem sei se se trata de Cornélio Quivela que tem aparecido na imprensa. Mas o facto de o artigo ter sido escrito por Pedro Nacua, mereceu a minha atencão, para comecar a reflectir sobre isto.

E mais não disse.

V. Dias disse...

Certas palavras saltam e perdem sentido no meu computador quando as escrevo. Consultado os clínicos da área, os mais especialistas do que eu, dizem tratar-se de um software qualquer que invadiu o meu computador.

Indo ao comentário do meu chamuale Reflectindo - pode crer que o tenho como um grande chamuale e nada do que poderá estar a pensar - acho que formar um partido não é coisa pouca, é uma tremenda responsabilidade, requer calo e muito trabalho. Porque é que esse senhor não junta forças nos partidos já existente para derrubar o inimigo comum?

É isto que me intriga sabe, pessoas que gastam seus recursos com inovações que em lada nenhum lhes vai levar. Enfim, aqui estarei eu para ver até aonde vai este partido. O povo está farto de cogumelos, em tempo de chuva, infesta ainda mais a sociedade.

Zicomo, abraço-o fervorosamente, chamuale!

Reflectindo disse...

Caro Viriato

A minha pergunta começa aí. Porquê não se investe nos partidos que existem, por exemplo no MDM? Será por não quererem ou é por não serem queridos?

Na minha opinião, não podemos analisar as coisas num único sentido, mas em ambos os sentidos.

Veja, na minha primeira investigação feita nesta tarde, fiquei a saber que Quivela é Cornélio Quivela. E quem é ele? Pelo menos pela net, podemos conhecer o lado positivo e negativo do cidadão, embora isto não seja tudo, SOBRETUDO, para uma pessoa como eu que está passando a não acreditar em muitos nem que as aparências me traiam.

Anónimo disse...

Este assunto e' muito interessante. Se for um verdade gostaria de aconcelhar os fundadores ou criadores do msmo pa que possam estudar explorar todas pssibiliddes etrategicas par que o tal partido seja vedadeiro e forte. Isto seria levntamnto destudos estratgicos de todos partidos da oposicao e o no governo, e modo a ganhar terreno e apio rapido eaceitcao efectiva. Primeira coisa que eu gostria que fizessem e' fundar o prtido no Norte de Mocambiqe ms com m direcao Mocambicanizada com uma boa drecao bem diversificada. Este partido no pod ser apenas do Norte , ma sim de todo Mocambique. Nao se pode repetir mesma coisa que o MDM fez. Queremos um partido fundado no norte mas onde todos possam ser representados

Anónimo disse...

Este assunto e' muito interessante. Se for uma verdade gostaria de aconcelhar os fundadores ou criadores do mesmo para que possam estudar e explorar todas pssibiliddes estrategicas para que o tal partido seja verdadeiro e forte. Isto seria levantamento de estudos estrategicos de todos partidos da oposicao e o no governo, e modo a ganhar terreno e apoio rapido e aceitcao efectiva. Primeira coisa que eu gostaria que fizessem e' fundar o prtido no Norte de Mocambiqe mas com uma direccao Mocambicanizada com uma boa direccao bem diversificada. Este partido nao pode ser apenas do Norte , mas sim de todo Mocambique. Nao se pode repetir mesma coisa que o MDM fez. Queremos um partido fundado no norte mas onde todos possam ser

namarrocolo disse...

Porque e que a Frelimo, a Renamo, MDM, etc. tem insercao em Zambezia e Nampula? Esta, parecendo uma pergunta simples para qualquer um, somente uma pessoa destas terras a pode responder com maior certude. Nos, os do norte somos pessoas de bem. Gostamos, e ate por vezes respeitamos demais a pessoa diferente. Mas entre nos mesmos temos uma afinidade que nem com palavras se descreve. Mas ja notamos tambem que outros sao afins uns para com os outros e julgam que nos somos de estatuto inferior. Vamos la ser sinceros ja vivi em toda parte de Mocambique. Ninguem me pode enganar. A surgir um partido em nampula, sejam sei la quem a cria-lo nos todos vamos aderi-lo e valemos 43% da populacao mocambicana incluindo a alta zambezia. Somos obedientes, por vezes ingenuos, mas mas somos burros. Porque entao, a frelimo vai sempre enganar com algum cargo a qualquer um que queira formar uma organizacao dos nampulenses? Porque Dlakama vive em nampula, e terra dele ali? MDM, e bem dito por ai, e coisa de Beira. Porque estao com o olho virado para nampula, tem muita terra em moc, tem centro, tem sul, mas atencao e ir enganar aquele pobre povo que me viu nascer. Aquele que se sente bem com MDM que va para la, porque todos tem que se enquadrar nos partidos que existem. cada macaco no seu galho e ponto final.

namarrocolo disse...

O que significa "investir nos partidos que existem'?

Nao entendo o que esta a ser sugerido aqui.
nem se entendesse, para o fazer ter que confiar nesse partido. Se nao nao confio em nenhum, melhor e criar um que me satisfaz. E claro que criar um partido nao equivale a abrir uma barraca, mas pode equivaler e muito mais a fundar uma igreja. Onde tu consegues convencer multidoes a aderir a sua igreja todos os domingos ou sextas e oferecer dizimos, puxa, nem alguns partidos conseguem assim tanto

Reflectindo disse...

Caro Namarrocolo

Tenho algumas curiosidades, pode me escrever pelo askwaria@gmail.com?

obrigado

namarrocolo disse...

Ok, da mesma forma que aceitas publicar meus comentarios lhe darei a devida correspondencia. Quem respeita merece retorno e com respeito equivalente. Mas nao tao ja. Havia ali um alguem que dizia 'porque nao unirmos forcas para combater um inimigo comum', qual e o inimigo comum? Se todos nos os excluidos tivessemos algum inimigo comum e que tal inimigo comum fosse a frelimo, tal frelimo nao existiria hoje. Teriamos a colapsado. Frelimo nao e inimigo comum. Talves na falta de algum amigo, frelimo e alquele inimigo de menor valor. rezo dia e noite para que surja um o tal partido, de hora a hora estou a escutar noticiario e a ver televisao para saber se ja foi formalizado e tem nome. Quero saber que nome tem. Fara muita diferenca um tal partido, veremos. MDM e da Beira e representa bem seus interesses. bem feito. frel e do sul e representa seus interesses. bem feito. Um partido de norte a representar intersses desse povo incognito, sera bem feito. Somos mais de 40% desta miriada que se chama povo mocambicano. A frente e o caminho. J aem nenhuma parte do mundo tem povo que dorme.

namarrocolo disse...

para ja a frelimo nao tem medo nenhum de MDM como se tem propalado por ai. E porque nao? Nao ha nada a temer no MDM. Mas, a esse partido que nem sei seu nome, comeca ali em nampula, frelimo perde muito mais. Todos sao tribalistas, mas nao existe o maior tribalista que a gente. na altura propria nem precisaremos da razao. E razao somos nos proprios.
Descuple o incomodo. Cada macaco no galho onde se sente bem. Namarr

Reflectindo disse...

Caro Namarrocolo

Obrigado por me dares esperanca. Compreendo o teu receio e talvez o meu seja maior, pois não gostaria que alguém se fizesse passar por Namarrocolo, mas procurarei ser seguro.

Abraco

V. Dias disse...

Namacorro,

Então espera para ver até onde vai este partido.

Não confunda com o MDM, este partido têm a sua génese na Renamo, feito aliás por "dessidentes" da Renamo.

Ou seja, os mesmos que patrocinavam a Renamo passaram a apoiar o MDM. É fácil que o MDM tenha sucesso do que um novo partido sem base, sem rumo, sem leme, sem nada, para o contento do próprio criador.

O inimigo comum é a Frelimo sob ponto de vista de quem está na oposição quer subir ao poder. Não no sentido contrário. Percebeu? Não quero com isso dizer que a Frelimo seja inimigo do povo, pelo contrário, se ganha, com fraude ou não, tem bases no povo. O MDM e demais partidos devem continuar a trabalhar para acabar com este "monopólio" do poder;

A ver vamos.

Reflectindo disse...

Caro Viriato

Estou a ver que não está a fazer análise e nem te preocupas em saber das razões desta iniciativa.

Ora, se dizes que o MDM é de dissidentes da Renamo, o título deste artigo é "dissidente da Renamo cria partido político".

A mim, me preocupa pelo facto de Cornélio Quivela ter sido delegado provincial da Renamo em Cabo Delgado e membro do Conselho Nacional da Renamo. Pelo que uma vez li no Allafrica, Quivela foi o único que protestou contra a expulsão do Daviz Simango da Renamo, na reunião havida em Quelimane... Também sei que Quivela deu a sua mão ao MDM. Agora, qual é o problema que o faz pensar numa outra iniciativa?

Também, acho que o Viriato devia discutir com o Namarrocolo, nos pontos que coloca. Não acho ser importante discutir sobre prognoses eleitorais e de inimigo comum se é que há inimigo. O terreno político em Mocambique é fértil. E o sucesso não depende de dinheiro ou qualquer patrocinador, mas sim de ACEITACÃO PELO ELEITORADO. O MDM teve sucessos devido a essa aceitacão, muitos mocambicanos tinham esperanca por este partido novo que nunca tinha que ser confundido com a Renamo ou PCN ou qualquer.

V. Dias disse...

Fiz todo o esforço para ser percebido, mas nada. Paro mesmo por aqui. Agora, deixa-me dizer uma coisa: se o terreno é fértil para partidos como este - de cariz de Quivela aparecer - será também fértil para os sepultar. Este é o meu último aviso. Se pode ter forças para construir / erguer um partido podia, acho eu, juntar-se ao MDM para demover o inimigo comum que não vale a pena esconder...é a Frelimo.
Mas...quem têm a orquestra e quem têm mais voz, escolhe a música, aqui me fico. Aqui me rendo.

Zicomo

Reflectindo disse...

Caro Viriato

Não finjas que não entendeste o que eu escrevi. Quivela está/va com MDM ou não? Quivela ajudou ou não MDM a entrar em Cabo Delgado?

Vou te provando Montepuez, Cabo-Delgado;

2. suspencões;

3. Cabo Delgado: Sangria na Renamo

4. etc, aqui

Meu caro amigo Viriato, embora optas por me ofender quando entendes, aconselho-te numa coisa: deixar de apoiar ditaduras porque nesta era de globalizacão ela é automáticamente rechacada.

Veja, mais do que eu, Quivela conhece o MDM. Já até penso nos registos do MDM em Cabo Delgado, está lá o Cornélio Quivela. Quando Quivela vem num artigo do respeitado jornalista Pedro Nacuo, há que sermos francos se quisermos falar ou calados se evitamos dizer a verdade.

Eu duvido que a iniciativa de um partido a ser lancado em Nampula seja de Quivela.

Pensar que as pessoas manterão apoio ao MDM apenas com o objectivo de destornar a Frelimo, é não fazer análise política. Em 2006 alertei a Renamo atravez duma carta de 7 páginas sobre isso. O resultado não tardou. Se um partido mostrar-se igual ou pior que a Frelimo, o melhor é nunca pensar que terá apoio do eleitorado.

Ora, a criar-se um partido na zona norte com uma POLÍTICA REGIONAL e näo regionalista, é possível que tenha um apoio suficiente para ter muitos representantes na AS

KIMUANA AMOMU disse...

Bem, quando tomei conhecimento deste assunto de formaco de novo "Partid Politico" na zona norte fiquei muito relembrado. Primeiro puxei a cadeira onde me encontrava sentado e fiquei um tempo a imaginar e pensando no que eu teria acabado lendo. Fiquei sem saber se era verdade e tornei mais a ler o artigo que estava publicdo no Jornal noticias e dai fiquei ja a saber qe era uma questao muito seria. Sim, e' um assunto muito serio e que todo aquele que e' do norte de Mocambique com olhos de ver e coracao no lugar devia e deve estar ja a pensar como responder a esta noticia. Sera' o despertar e o inicio de uma democrcia verdadeira em Mocabique? Digo isso, pois o nome "MOCAMBIQUE" e' prcisamnte o da regio norte de Mocambique e e' ali onde que a maioria dos Mocambicnos se encontram localizados. Muitos dados estatiscos que ja li mostram que a maioria da populacao Mocambicana esta' no norte, isto e', o eleitordo que pode dar o poder esta no norte. Infelizmente o povo do norte sempre andou esquecido ao ponto de chegar a ser excluido politicamente e economicmente. So agora e' que a Frelimo pensa em esfregar o poder mais alto a um filho do norte simplesmente para mandar calar a boca. Bem, nao sou regionalista e nem se quer tribalista, mas se asiim for, ento posso dizer que algum povo de Mocambique sempre foi e e' tribalista ate agora. Vejamos no coso do povo do sul do pais que na maioria acham que a RENAMO nao lhes pertences. Os do Centro que acrditam que a Frelimo apenas e' e pertnce aos Sulistas. E de novo , agora n Beira surg o MDM formado e govrnado por irmaos conterraneos.

E no Norte? Quando e' que vamos ter uma coisa que nos pertence e que nos atribue honra e poder?

Sim, o tempo chegou. Nao tenho duvidas que o povo do norte,sejam intelectuais, opearios e camponeses formarao em massa marchando com alegria e festejando esta nova era. Uma nova era marcada pla formcao Politica que pertence aquele povo.

Ao fazer isso O povo do norte nao exibira'o regionalismo e nem tribalismo, mas apenas fara o que e' justo e o que tem vindo a ser feito por outros povos. Acho eu que o povo do norte ser ciente, informado e bem educado sobre este novo partido politico, entao, a democrcia agora sera' alcancada em Mocambique pois na democrcia a maioria e' que tem o poder e e' que manda.
VIVA O PRTIDO______________!!!
VIVA O POVO DO NORTE
AVANTE IRMAOS

Msc.Saidinho disse...

É muito bom ao acordar acompanhar uma noticia como esta, melhor ainda quando esta noticia directa ou indirectamente está ligada com a zona norte,mas fico triste quando leio comentário de possoas que logo imaginam alguém morrer até antes de nascer, isso é feio.Assim a minha modesta opinião para esse grupo é dizer "Go ahead",os considerados fortes é muito provavál que não tenham nascido fortes.

Namarrocolo disse...

Carisssimo Sr. Viriato,

"Fiz todo o esforco para ser percebido, mas nada". E isso o que que dizer? Se calhar sou surdo ou voce e que e gago. Um professor quando explica e nao e percebido so pode significar que a explicacao e irrazoavel do que uma ignorancia colectiva da turma, sendo assim esse prof tem que melhorar sua pedagogia. Sobre a questao on diz "Entao tam que esperar para ver onde este partido vai" apenas ti considero muito arrogante e pessimista. Eu pessoalmente nem conheco o tal interessado em criar o tal partido que nem sequer foi criado ainda. Como podeis assim vaticinar uma coisa que ainda nao existe? Pelo que sei deste blogo a criacao de uma partido e apenas uma 'intencao'. Ela pode ter sucesso assim como pode falhar como qualquer outra iniciativa e prone disso. Peco-o ainda para melhorar seu conceito de 'inimigo comum' para nos entendermos. Definir inimigo comum em termos de 'nos os da oposicao e 'naive' demais,m porque para nos os outros, na hora preferencial podemos optar por frelimo do que MDM. Que coisa de novo me traria o MDM que nao vi na frel e que distinga de trabalismo? desculpe-me sr. um pouco de racionalidade nao faz mal a ninguem. Bem vinda qualquer iniciativa partidaria naquelas bandas tambem para aqueles que se sentem bem com esse grupo. Aqueles do MDM que vao para la. Acredito que isso mal algum fara a ninguem. Mais uma vez, lamento que um tal partido eu nao saiba se existe. A existir, conte comigo. Honestamente!

Viriato Dias disse...

Caro Reflectindo,

Vou abrir uma excepção. "Nenhum plano resiste ao campo da batalha", por isso cá estou para quebrar o silêncio. Espero que desta vez, seja mesmo a última, mas se V. não perceber, é favor de me mandar dizer.

1. O amigo cita constantemente Pedro Nacuo sendo sua bússola, mas não pode desejar que todos nós sigamos às suas pegadas. Respeito o Nacuo, como pessoa e como escritor, mas não significa isso que eu seja "vencido" pelos seus artigos. Para mim, como qualquer outro, não passa de uma fonte, seja ela boa ou má. Diz V. o seguinte "Quando Quivela vem num artigo do respeitado jornalista Pedro Nacuo, há que sermos francos se quisermos falar ou calados se evitamos dizer a verdade." A conclusão é sua, se V. quiser se redimir.

2. Eu não me lembro de o ter ofendido. Vão 1 ano e picos que o conheço virtualmente e, por essa via, temos mantido uma execelente relação pessoal, uma relação capaz de fazer inveja ao diabo, porquanto mais parece que já nos conhecíamos há muitos mais tempo. E não me lembro - ao longo deste companherismo reconhecido - de o ter aborecido. V. encaixou um comentário meu (do visto, provavelmente, se não também manda-me dizer) que eu estava a dirigir há um blogista, entretanto, nosso "conhecido" neste salão virtual. Por isso, tire da cabeça esta ideia de o quis mal, mas se assim considerou V., sendo filho de boa gente, peço-lhe as minhas mais profundas condescendências. Aceita?

3. Eu não sou militante de nenhum partido, muito menos correia de ligação entre partidos ou coisa análoga. Se por qualquer motivo fui catalogado de catavento político, creia-me, chamuale Reflectindo, que tal apodamento não só é injusto como provocador. Um insulto gritante a minha pessoa. Reconheço, porém, que tenho me mostrado disposto a ajudar a qualquer partido que melhores intenções tiver para ajudar o povo. Entendo que o meu direito como cidadão e intelectual não é de me tornar escravo de partidos nenhum. Penso por mim. Não me vendo e nem me deixo vender. Não sou e nem pertenço a nenhuma camarilha. A democracia para mim é isso. Fique tranquilo neste aspecto. E digo mais: quando presto uma determinada ajuda a um partido em detrimento de outro, não procuro combater os ideais do partido "infeliz" porque, bem sei eu, que a verdade é, foi e será sempre relativa.

4. Não sou "ditador". No entanto, se a ditadura for um sistema que não mata, não oprime, não sujeita-se à ingerência, não se curva, não se prostitui, enfim, se a ditadura for um sistema que ajude o povo e que crie condições para que esse povo triunfe; se for um sietma que os seus dirigentes pensam unicamente no povo, tal e qual Cuba e Zimbabwe, só para citar, então pode crer que este sistema é-me favorável. Sou apologista de uma ditadura sem violência, sem subjugação, sem mesquinhice, sem preconceitos, sem cinismo, e sou capaz de lutar por ela até ao último suspiro. E deixa-me pensar assim, pois, por pensar o homem não paga imposto nenhum.

5. A mim não interessa se o Sr. Quivela foi do partido X ou Y, se foi combatente ou militante por ideais do partido V ou Z. Tudo isto me é alheio. Apenas dei o meu ponto de vista. V. deve respeitar este direito (e fá-lo bem), embora esteja consciente de que só V. é quem paga imposto para este espaço existir, sendo, no entanto, seu dono. Seja ele o fundador de um partido político no Norte ou algures no país, ou seja quem for que seja e queira parir um partido político, creio que é um erro crasso que comete. Não há espaço para mais partidos políticos. O triângulo está feito, por enquanto. O terreno moçambicano com a mesma facilidade que parir esse partido vai enterrá-lo em meia dúzia de meses. Não se trata de pessimismo, é a pura verdade. A capacidade de prever as coisas, por isso existem analistas, previsões, posso estar enganado, claro. Até lá, veremos.

CONTINUA

Viriato Dias disse...

Sr. Namarrocolo,

1. Os seus comentários são evasivos demais. Diria macambúzios. O Sr. possui as duas qualidades, que uma delas pretendeu dividir comigo: o mudez. Por melhores que sejam os professores há sempre milhos que escapam da torradeira, aqueles com miolos quebrados, daí que casos há de pessoas a exercer empregos tidos como depreciativos, no entanto, útil à sociedade que o desprivilegia. V. é bem capaz de ser um deles. Você precisa de um sensor para medir a sua linguagem afiada para coisas vãs.

2. Você confunde a liberdade de expressão com libertinagem. Cansado de executar as suas acrobacias maléficas quer me convidar a fazr parte do seu clube? Pois deve saber que Viriato Caetano Dias tem muita dignidade e não se compadece com pessoas que pessam em função da temperatura estomacal.

3. Sobre o inimigo comum. Em qualquer parte do mundo o papel da oposição é de lutar contra o partido no poder. Se o objectivo do MDM ou de qualquer outro partido não for este, pode crer que será este e outros partidos, vegetativos, ou seja, eternas relíquias. Não terão o devido respeito do povo. Serão a porca da sorte (Arrone Fijamo). É nesta perspectiva que eu digo, o esforço de todos os partidos da oposição deve consistir sobretudo no derrube do inimigo principal. Quando digo inimigo principal me refiro ao opositor. Pensar fora desta explicação é ser aquilo que eu não consigo descrever, talvez escumalha.

E,

Por favor chamuale Reflectindo eu não sou seu inimigo, nem o quero mal. Sou, pelo contrário seu chamuale. Só que deve perceber que sou um amigo bom, que enfrenta as suas opiniões, contradiz quando é necessário, não sou daqueles que apunhalam facas pelas costas. Quanto ao Namarrocolo (é nome de que animal este?) desejo-lhe uma boa limpeza dos olhos e dos ouvidos, limpos, convido-lhe ao debate.

Zicomo

KIMUANA AMOMU disse...

VOZ DE NAMPULA PUBLICOU NO DIA 11/02/2010 O ARTIGO SEGUINTE:

"Thursday, February 11, 2010
HA' NECESSIDADA DE PARTIDO POLITICO NO NORTE DE MOCAMBIQUE?


http://vozdenampula.blogspot.com/2010/02/necessidada-de-partido-politico-no.html

Reflectindo disse...

Caro Viriato

1. Não te proibi que facas a tua opinião, sobretudo em relacão ao tema. Apenas estou te interpelando, sugerindo uma reflexão sobre o assunto. Os pontos de partida estão aí. Achas que as pessoas com esta iniciativa deviam estar com o MDM, e eu apresentei-te fontes que mostram que Quivela já estava ou está lá no MDM. Para mim a reflexão parte daí, do MDM. Como sabes, eu e mais alguns bloguistas trabalhamos muito para o MDM como projecto... Será que o MDM continua com o mesmo projecto que unia a muitos mocambicanos? Esta é a minha pergunta.

2. Pedro Nacuo escreve em coisas sérias. Acredito muito nele.

3. A tua definicão sobre a Frelimo não está clara. Concordo com o Namarrocolo que precisas de melhorá-la, primeiro porque a Frelimo não é inimigo; segundo porque a Frelimo não pode ser um adversário comum apenas por estar no poder. Essa maneira de ver as coisas é o que faz com que a Frelimo permaneca no poder sem intervalo. Talvez lá vão os 100 anos de Mariano Matsinhe. Pensar que os eleitores desiludidos pela Frelimo votarão na Renamo ou MDM é o pior engano. Esses ficam em casa (ABSTENCÃO) e se um dia votar for obrigatório como no Brasil, eles votarão em branco. Este foi um aviso que dei a Ossufo Momade, à Lucia Afate há alguns anos atrás. Portanto, um partido que queira ganhar a simpatia do potencial da abstencão tem que trazer alguma coisa nova e boa jamais vista na Frelimo. Esse partido só tem que copiar da Frelimo o que é bom para o país e trazer mais uma boa novidade. Infelizmente, muitas vezes os nossos partidos fazem o contrário.

P.S. Somos africanos, mas por vezes mal nos entendemos...

Namarrocolo disse...

Alo,

Nao me reduzo ao nivel de 'intelectual autodeclarado' mas que seja incapaz de entender ou aceitar opiniao diferente, pessoa diferente, gosto diferente, e julga que so ele pode ser a norma. Me deu nome de macambuzio, acrobata, milho com miolo quebrado, e um sem fim de termos que cujo significo so o enxergo por inferencia. Se calhar magoei-o por torizar um principio pedagogic0basico que quando o professor explica e toda a turma nao entende a explicacao e sempre bom que o professor deia culpa a si proprio e nao aos alunos. Recordo-me que esse senhor certa vez aqui escreveu que qando explica e os alunos nao entendem ele abandona a aula e vai-se embora. Coitado desse professor. Tem mesmo dom de ser professor este? E dia seguinte volta a turma ou ja vai macambuzear?
Finalmente, concordei plenamente com o seu ponto 3. Senhor Reflectindo Mocambique. Eu sou bom exemplo do que escreves no ponto 3. Nunca fui absentista e4leitoral, sempre vou votar e sou um dos primeiros da fila no primeira de voto. Nunca gostei da frelimo, pior na Renamo, muito menos em MDM. Mas para nao ser surpreendido com o pior, adianto-me a votar na frelimo, faco mesmo campanha na minha casa para todos votarmos na frelimo e seu candidato. Coitado daquele que pensa que nao gostar na frelimo e sinonimo de pactuar na Renamo ou MDM. Admiro imenso que este seja raciocinio de alguem que tenha pisado uma carteira de universidade. Concerteza que nao gostar a quem esteja no poder significa ser da oposicao, mas a oposicao geralmente e complexa e multivariada, porque senao como se explica que existam varios partidos de oposicao num mesmo pais. Quem enganou a este senhor de que partidos de oposicao sao sempre compativeis? Mais uma vez, agradecer ao senhor que me comparou com milho com miolo quebrado. Apenas alerto a ele, que quem chega realmente a um nivel de INTELECTUALIDADE perde o conceito de rancor, perde o conceito de vergonha, perde o conceito de medo, consegue interpretar porque certas pessoas pensam ou agem da forma como elas agem. Ou seja,como se diz, conseguem se colocar nos sapatos dos outros. E se isso nao acontece estamos perante um intelectual de nome.

Namarrocolo disse...

Isso mesmo. Tres partidos de cariz regional e/ou tribal. Frelimo no sul, renamo + MDM no centro, X no norte. Esta e unica maneira de destronar a Frelimo do poder, parque as 3 representacoes terao possibilidade de chegar ao poder. O sul por meio de frelimo tera a sua vantagem de serem os mais academicos conforme dizia Paude e eu concordo com ele. O centro por meio de MDM ou renamo tera a sua vantagem de ter um povo rebelde, que nao aceita domesticacao, e eu concordo com essa vantagem. E' um facto e nao uma impressao. Os do norte, representados com seu partido X vao usando a sua vantagem de bondade, e numerosidade. O jogo esta bem balanceado. Eu so quero ver. Tou muito interessado em ver esse dia. Quero ver esse senario em eleicoes justas, livres, e transparentes.

Viriato Dias disse...

Namarrocolo,

Esta será, definitivamente, a última vez que lhe respondo.

Faço questão de cair na redondância para lhe fazer ver que não estou com paciência para aturar, nem manter este diálogo consigo, salvo uma visita clínica para se retratar.

Intelectual é aquele que cultiva a mente.

Gosto de mannter um bom diálogo. Não sou muito de debates. Ou seja, eu lhe explico: o debate as pessoas vão com ideias fixas, com argumentos fixos e exigem que outras pessoas se juntem à essas ideias, etc., já o diálogo não, ela promove novas ideias, cultiva novos pensamentos, visita novas mentes, etc.

Ora, tinha eu a pretensão de dialogar consigo de alma pura, mas percebi que a sua intensão em debater coisas fúteis, desconexadas, enfim, parte para ataques pessoais, coisa de gente com pouco arcabouço.

Finalmente, em qualquer parte do mundo o papel da oposição é fiscalizar o trabalho do partido dia. No nosso país o que acontece, porém, é que temos uma oposição em estado de letargia. Mal acorda da INCUBADORA entra, para sempre, de coma. É do vírus de manigância que os caracteriza, até que essa mesma oposição se una numa só causa. Fiscalidade e ascensão ao apoder.

Termino.

Conde da Arabias disse...

Quivela estava no MDM.
Sentiu-se marginalizado pela liderança do MDM.
Partiu e seguiu o seu caminho.
Tentemos compreender os fenomenos...
Aguardemos para ver

Namarrocolo disse...

Estimado Reflectindo Mocambique,

Venho mais uma vez ocupar seu espaco para lhe aclarar minha visao sobre este 'fuss' todo.

1. Nao faz sentido que, com todas as condicoes existentes, o povo do norte nao tenha ate ao momento um partido politico, seu, enquanto dia a dia, chora de tribalismo practicado por outros.

2. Uma iniciativa nesse sentido 'e inegavelmente uma grande victoria para o povo do norte, por 'e uma forma aberta de manifestar-se politicamente, coisa que nunca ninguem fara em seu lugar.

3. Como pode notar, 'e claro que a formar-se um partido no norte muita gente ficara perturbada porque, como sabe, o povo do norte sempre foi usado como 'tapete'. Foi carne de metralhadora durante a luta. 'E agora o bastiao do voto para outros ganharem suas eleicoes. 'E sitio ideal pare residir e organizar manifestacoes populares para o pobre Namarrocolo receber tiro da FIR. Frelimo sempre usou o norte para afirmar as suas victorias esmagadoras. MDM estava com grande espectativa de tambem ir la buscar p voto, degraca, sem lhe retribuir nada. Isto ate chega a ser um crime moral. Ir ali so para buscar o voto, sem masvalia para esse povo.

5. Se houver um partido no norte, MDM nunca ganhara nada, dai, esse choro todo que anda por ai. Senao porque tanto receio por um simples embriao de partido, sem mola, e a nascer nas masmorras de um pernmisssivo povo?

6. Atencao, ainda ao que aconteceu com ASSANE. Associacao dos amigos e naturais de Nampula. Eu ja estive la e pagava quotas. De forma ascendente quase virava partido. A frelimo, com grande medo sei-la de que, pegou nos seus dirigentes do topo e deu-lhes lugares de chefia no governo. A assim, era uma vez o grande ASSANE.

Catava disse...

Caro amigo Namarrocolo;

Fiquei sempre acompanhando o seus comentarios neste blogo e fiqei com ancia de pelo menos responder-lhe ou vala, elogiar todas as ideias atiradas por vc neste debate. Nao tnho nd a comentario de contrario somente queria espressar a minha simptia e apoio dos seus ideiais.

Muito obrigado pl sua dedicacao e espero que os seus comentarios sejam bem acatadas por todos aqueles que querem ver um ocmbique melhor e equilibrado democraticamente e economicamente.

Forca amigo Namarrocolo. Se este prtido tornar verdade, eu estarei com vc juntos nas fileiras do mesmo.

"Together we can build the bridge of unity specilly for the northern
region of Mozambique"

Abracos

Namarrocolo disse...

Caro Catava,

Agradeco-lhe imenso por si solidarizar comigo. Eu acredito que meu sentimento nao pode ser apenas meu, muita gente do norte corrobora-o. Nao tenhamos medo de ninguem. Ja basta de colonialismo interno. Esperemos mas sem paciencia. Abracao sincero do namarrocolo.

Reflectindo disse...

Caros Namarrocolo e Conde das Arábias

Está muito claro o que está em questão. O Viriato entende, muito bem e por essa razão finta o fundo da questão que leva Quivela (eu suponho que Quivela seja apenas porta-voz) a vir com uma iniciativa.
Neste artigo também está claro que não se trata de um partido regionalista e os outros de outras regiões podiam aderir a eventual partido como os norte aderem aos partidos fundados em Maputo ou Beira.
Se o eventual partido partir de um estudo no terreno pode ter sim muito sucesso e afirmar-se aos anseio do povo. Muita coisa é por isso com fazer dos discursos à prática. Por exemplo, unidade nacional é apenas um discurso porque não há política da unidade nacional...

Reflectindo disse...

Sobre ASSANA, MOCIZA, etc, é a parte a seguir da série do trabalho de Sérgio Chichava que tenho publicado neste blog. Hoje ou amanhã publicarei essa parte.

Abraços

Intimo disse...

alo!
Confesso eu que fui uma das pessoas k quando ouvi falar dum novo partido em Nampula fiquei contra, mas fui lendo os comentarios d varios opinatores e tirei a conclusäo k realmente mais do que nunca a regiäo norte precisava dum corrajoso como Quivela para Marcar diferença. Olha, realmente os makuas constituem a maior camada populacional d Moçambique, mas no entretando os mais ditos "DESUNIDOS" chegou a hora d provar o contrario e apoiar o nosso Quivela e fazer valer k os "xingondos" näo säo Idiotas o quanto dizem.
Intimo

Reflectindo disse...

Caro íntimo

Mas para tal o grupo promotor da iniciativa tem que ser bem organizado e nunca fazer o que os actuais partidos fazem. O problema dos partidos em Mocambique é a cópia de que é sujo ou exactamente se detesta dos partidos existentes.

Estudar o terreno e saber do que é preciso; evitar a apropriacão de um partido...

íntimo disse...

ok! Tive a curiosidade d procurar saber do tal "Quivela" pela internet, n tive muita informaçäo mas acabei sabendo k ele deu muita dor d cabeça a FRELIMO enquanto Delegado da RENAMO na provincia d C.delgado. E a situaçäo politica na Renamo enquanto ele assumia o comando naquela provincia foi muito "Gloriosa"
A Renamo nunca teve na AR pelo circulo eleitoral d CD mais k 3deputados mas dpois d ele assumir a direçäo c/ toda simpatia k ele tem a RENAMO saiu a ganhar com 8Deputado nas eleiçöes de 2000 mais tarde transferido para Maputo por desavenças internas "o normal da Renamo" e a provincia ficou murxa ate k foi retransferido para a sua origem para salvar a pele do partido na sua provincia e ele volta a ser Deputado nas eleiçöes d 2004 ate 2009. Faltando 2mesês para a campanha Quivela é afastado da Renamo, axo k nem preciso dizer quais foram as consequencias naquela provincia, näo conseguiu a Renamo eleger mais k 3deputados!
Quero la saber quais foram os motivos d saida do quivela na Renamo e MDM, mas há k reconhecer k xte Sr. tem muita xperiência na arena politica, tendo em conta k a Provincia d C.Delgado é caraterizada d varias diferentes etnias, culturas e custume. Macondes, Muanis, jauas e makuas! Enfim...
Apoiemos

íntimo disse...

tem um ditado k diz! "Quem espera a felicidade trazida pelos outros será sempre infeliz"
Criticar é muito facil, mas se pergunta se ele fara um plagio dos outros partidos existentes ou n? Eu diria, se te preocupas tanto com a organizaçäo desde novo partido, simplesmente ADIRA k teras sempre direito d ser ouvido. Axo eu! Eu tanbem farei o mesmo

Intimo

Reflectindo disse...

Íntimo

Ainda hoje volto a dar o meu ponto respondendo os teus últimos comentários a bem da inicitiva.

Abraco