Segundo uma notícia publicada no O País online, do trabalho de Sérgio Banze, a Assembleia da República vai rever o seu Regimento. De acordo com a mesma fonte, a iniciativa da revisão do Regimento foi da chefe da bancada parlamentar da Frelimo, Margarida Talapa e a informação foi dada pelo primeiro vice-presidente da AR, Lucas Chomera.
Contudo, Alcinda da Conceição, deputada da Assembleia da República pelo MDM, confirmou ontem, 10.03.2010, ao “O País” que o seu partido endereçou à AR, em Janeiro último, um pedido de revisão do Regimento, de modo a abrir espaço para que o MDM forme uma bancada parlamentar autónoma, sem ter que se coligar à Renamo.
Mas há o que mesmo o O País online considera de paradoxo, pois de acordo com Chomera, a AR vai rever o regimento em resposta ao pedido da bancada da Frelimo. A afirmação de Chomera deixa claro que, embora coincidente, o parlamento vai rever o regimento em resposta ao pedido da Frelimo e não do MDM. Outra questão é que: enquanto para o MDM a preocupação é a redução do mínimo de 11 deputados para a constituição de bancada, para a Frelimo, ainda não está claro sobre que matérias gostaria de ver revistas.
Fonte: O País online - 11.03.2010
Reflectindo: será que a bancada da Frelimo procura um orgulho de que nunca responderá qualquer pedido duma minoria parlamentar? Será que quer-se chamar de oferta ao que é conquista do MDM? Sabem esses membros da Frelimo de como vão ser interpretados? E se nós interpretarmos isto como a continuação da atitude da bancada da Frelimo de nunca ter aprovado numa proposta da oposição por mais boa que seja, estaremos errados?
Sem comentários:
Enviar um comentário