O Partido Democrático Popular (PDP, no poder) da Nigéria excluiu o Presidente interino, Goodluck Jonathan, da corrida para as próximas eleições presidenciais prevista para 2011.
No quadro do princípio de rotação do poder no PDP, a presidência é exercida alternadamente pelo norte e pelo sul para um período de oito anos, isto é dois mandatos de quatro anos.
Um cidadão do sul, Olusegun Obasanjo, foi Presidente de 1999 a 2007, após isso o Presidente Umaru Yar'Adua do norte, tomou o poder, aludiu o partido no poder na Nigéria.
Apesar de ele não ter concluído o seu primeiro mandato, Yar'Adua, devido a uma doença prolongada, foi substituído pelo Vice-Presidente Jonathan, que é do sul, que assume a Presidência interina mas alguns sugerem que dispute o escrutínio presidencial no próximo ano.
Mas o presidente nacional do PDP, Vincent Ogbulafor, que se reuniu, terça-feira à noite em Abuja, com governadores eleitos sob a bandeira do seu partido, declarou que o norte do país merece conservar a presidência até 2015.
"Nós discutimos sobre a rotação por zona. O sul teve os seus oito anos, é então justo permitir ao norte obter igualmente os seus oito anos", sublinhou o responsável do PDP.
Fonte: Angola Press -04.03.2010
Sem comentários:
Enviar um comentário