domingo, março 28, 2010

Em protesto contra má gestão: População de Homoíne gazeta comício do governador

RESIDENTES da vila-sede do distrito de Homoíne, desde funcionários públicos, membros e simpatizantes da Frelimo, agentes económicos, negociantes e vendedores a vários níveis, primaram pela ausência num comício que seria orientado pelo governador provincial Agostinho Trinta, em protesto contra a má gestão do distrito que se traduz na crónica falta de água na vila-sede, degradação das ruas, lixo e capim um pouco por toda vila, falta do dialogo do administrador com funcionários e com a população, até mesmo falta de iniciativas para suprir as dificuldades que fazem de Homoíne um distrito esquecido.
O descontentamento pela crise da liderança atingiu contornos preocupantes e considerados de inaceitáveis, facto que criou um desgaste e descontentamento generalizados.
Agostinho Trinta, que visitava pela primeira vez aquele distrito, chegou ao local do comício para a sua apresentação pública como governador da província e encontrou o recinto às “ moscas” , com apenas cerca de uma dezena de pessoas incluindo um grupo cultural de timbila composta por três dançarinos e dois tocadores.
Segundo soubemos no local, a reivindicação pacífica dos residentes de Homoine, tem como motivação o incumprimento por parte do Executivo distrital liderado por Luís Fernando, das decisões do Governo provincial situação que acelera a degradação acentuada da vila-sede, em particular.
O distrito não tem água canalizada há mais de sete anos, desde a destruição pelas chuvas do sistema de abastecimento de água. A circulação de viaturas no distrito é caótica por causa dos buracos e grandes crateras resultantes da erosão um pouco por todo lado. O capim até já invadiu a residência oficial do administrador distrital e as pessoas também se queixam do mau relacionamento dos dirigentes a vários níveis no distrito. Leia mais

Fonte: Jornal Notícias - 29.03.2010

Reflectindo: tenho plena certeza que só assim as coisas poderão mudar no nosso país. O povo tem que tomar medidas pacíficas deste tipo.

3 comentários:

Gata disse...

Fartos da conversa da treta...

Reflectindo disse...

Talvez esta seja a melhor de todas as medidas. Não se perdem afazeres nem sangue.

Mas me interrogo se realmente o único culpado é o administrador do distrito. Pelo que se descreve no Notícias, o governador está tomando medida adequada? E anterior governador o que fez?

V. Dias disse...

Pois é, a rotina cansa, aliás, a rotina matou o artista.

Zicomo