terça-feira, dezembro 16, 2014

"De qualquer forma eu, se fosse a Abdul Carimo, ia preparando uma malinha com alguma roupa, produtos de higiene e medicamentos que tome regularmente porque é sempre desagradável chegar à cadeia sem esse tipo de coisas"


Por Machado Da Graca


Meu caro Sixpence

Espero que estejas bem, assim como toda a tua família. Do meu lado está tudo bem, felizmente.

Onde as coisas parecem não estar a ficar nada bem é para os lados do sheik Abdul Carimo, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições.

É o já famoso problema dos editais das últimas eleições.

Depois de Carimo dizer que os editais esta­vam no STAE e de o STAE dizer que estavam na CNE tivemos ainda o porta-voz da CNE a dizer que estavam no Conselho Constitucional (CC).

Ora este Conselho notificou, no fim da sema­na passada, a CNE para que entregue os editais provinciais, dos editais de distrito ou cidade de Quelimane, Alto Molócuè, Ile, Inhassunge, Lugela, Maganja da Costa, Milange, Mocuba, Namacurra, Namarrói, Nicoadala e Pebane. O CC exige ainda cópias originais dos editais considerados impro­cessáveis pela CNE.


O CC pede também esclarecimentos sobre o desaparecimento dos editais que, por lei, deviam estar à disposição dos interessados.

Ora tudo isto já era muito mau para o sheik, até porque a mesma lei prevê penas de prisão e multas para quem esconder editais eleitorais, mas as coisas parece terem piorado bastante ao irem abrir o armazém, no STAE, onde os editais estão guardados, e descobrirem que não estão lá os editais provinciais correspondentes às províncias de Cabo Delgado, Niassa, Tete, Sofala, Gaza, Maputo-cidade e Maputo-província, que deviam estar juntos com os das outras províncias do país.

Como o CC deu prazo até ontem, segunda-fei­ra, para esses documentos lhe serem entregues, imagino que o sheik tenha tido um fim-de-semana agitado.

E se os editais desaparecidos não voltarem a aparecer, o acórdão do Conselho Constitucional pode passar a ser bastante diferente daquilo que se previa.

De qualquer forma eu, se fosse a Abdul Ca­rimo, ia preparando uma malinha com alguma roupa, produtos de higiene e medicamentos que tome regularmente porque é sempre desagradável chegar à cadeia sem esse tipo de coisas.

Um abraço para ti do

Machado da graça

Fonte: CORREIO DA MANHÃ  in Macua de Mocambique – 16.12.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso pode ser desorganização

Anónimo disse...

Desorganização?