segunda-feira, dezembro 08, 2014

Hoje: Aeroporto Internacional de Nacala começa a operar

A inauguração do Aeroporto Internacional de Nacala está marcada para o sábado seguinte mas, já nesta segunda-feira, é feita a estreia na prática com o início de uma operação aérea das Linhas Aéreas de Moçambique entre Maputo e aquela cidade portuária da província de Nampula, no norte do país.

O novo voo terá três frequências semanais (segundas, quartas e sextas-feiras) em jacto Embraer 145, (50 passageiros), estando os horários dos voos fixados em articulação com as ligações entre a capital moçambicana e Joanesburgo.


O aeroporto - que será inaugurado oficialmente pelo Presidente da República, Armando Guebuza, a 13 de Dezembro - foi desenvolvido a partir da reconversão de uma base aérea numa obra do grupo brasileiro Odebrecht.

O Brasil é um dos parceiros económicos do projecto, estimado em mais de 160 milhões de euros (tendo atrasado um ano em relação ao previsto), tendo destinado uma tranche de empréstimo (cerca de 65 milhões de euros) além do próprio Governo de Moçambique e da empresa pública Aeroportos de Moçambique (ADM).

Em Nacala, o aeroporto, que ocupa uma área de dois mil hectares, conta com quatro placas de estacionamento, duas para aviões de médio porte e duas para aparelhos de grande porte (como o Boeing 747-400). Tem capacidade para 500 mil passageiros por ano.

Fonte: Rádio Mocambique – 07.12.2014

Sem comentários: