quarta-feira, junho 05, 2013

“Falhas no recenseamento podem comprometer eleições”

Daviz Simango, presidente do MDM, acusa a Frelimo de também interferir no processo

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) considera que os problemas que se têm registado no recenseamento eleitoral em curso no país podem comprometer as eleições autárquicas de Novembro próximo. De acordo com o presidente deste partido, Daviz Simango, falando em conferência de imprensa sobre o censo eleitoral, os problemas do equipamento, a morosidade e a obstrução dos brigadistas e dos membros do STAE aos potenciais eleitores vão contribuir, negativamente, no número de recenseados e, consequentemente, no número de pessoas com direito ao voto. “Imaginem que por dia se recenseie 20 eleitores, quantos eleitores recenseados teremos até ao fim do processo?


As pessoas são a obrigadas a voltar às suas casas por exigências absurdas dos brigadistas, e isto poderá reflectir-se no dia da votação”, afirmou Simango. Num outro desenvolvimento, o líder do MDM mostrou-se preocupado com o actual estágio do processo de recenseamento eleitoral e culpou o STAE pelos problemas registados.

Para este partido, as justificações do STAE para as falhas no recenseamento são descabidas e só demonstram incompetência. “Uma vez conhecida a data de início do recenseamento eleitoral pressupunha-se que a capacidade de mobilização e aprovisionamento de recursos e equipamentos estivessem assegurados, considerando que as eleições são cíclicas.

Fonte: O País online - 05.06.2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche

Daviz,apele aos eleitores a irem recensear independemente das dificuldades que lhes serem impostas: Vale mais investir cinco horas e ganhar cincos anos que poupar 5 horas e perder cincos anos. As dificuldades impostas tem uma intençao: desmobilizar os eleitores.

Reflectindo disse...

Concordo contigo, Nguiliche, mas parece que a guerra comecou.