quarta-feira, abril 04, 2012

MOÇAMBIQUE/GOVERNO CRIA O INSTITUTO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO

O governo moçambicano aprovou hoje, em Maputo, um decreto que cria o Instituto Nacional de Irrigação (INIR), uma instituição pública dotada de personalidade jurídica, autonomia técnica e administrativa.


O INIR, com sede em Maputo, tem como competências velar pela planificação, desenvolvimento e gestão do aproveitamento dos recursos hídricos na agricultura, incluindo a harmonização das intervenções nesta componente em Moçambique.

A criação deste instituto, segundo o Vice-Ministro da Agricultura, António Limbau, surge na sequência do Plano Nacional para o Desenvolvimento do Sector Agrário e da Estratégia da Irrigação, ambos os documentos aprovados em 2011.

Falando a jornalistas momentos minutos apos o término da 10ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar esta terça-feira, em Maputo, Limbau explicou que o instituto, ora criado, vai desenvolver acções no sentido de implementar projectos e formular estratégias que vão permitir que as áreas irrigadas possam gerar outros projectos.

Compete ainda a esta instituição o desenvolvimento de estudos para o aproveitamento de terras e água para a actividade agrária.

“Pretende-se com este instituto assegurar uma maior produtividade na actividade agrária”, afirmou o governante moçambicano, vincando que a medida vai permitir acelerar o processo de utilização de recursos hídricos para a agricultura em Moçambique.

Na mesma sessão, o governo apreciou a situação dos Sistemas de Regadio e o Programa Nacional para o Fortalecimento da Cadeia de Sementes, entre outras matérias.
(AIM)
DT/SG

Fonte: AIM - 03.04.2012 

Sem comentários: