terça-feira, maio 03, 2011

Governantes africanos responsáveis pelas intervenções estrangeiras

Presidente do Ruanda critica duramente seus homónimos africanos

O presidente ruandês, Paul Kagamé, considerou que a intervenção militar das potências internacionais nos países em crise em África, baseando-se nos casos da Costa de Marfim e da Líbia, é a “consequência dum fracasso colectivo e individual dos dirigentes africanos. Quando alguns Estados africanos criam eles próprios as condições duma ingerência externa nos seus próprios assuntos, a sua responsabilidade é inteira. Se a nossa própria fraqueza e a nossa má governação expõem-nos à manipulação, é inútil queixar-se”, declarou Paul Kagamé em entrevista à revista Jeune Afrique, publicada ontem, citada pela Pana.
Na Costa do Marfim, afirmou Kagamé, as imagens da detenção de Laurent Gbagbo “inspiraram-me uma espécie de tristeza quanto à maneira como se faz e concebe a política em África. Quanto mais olho, mais vejo, detrás, a sombra do cenarista estrangeiro.

Fonte: O País online - 03.05.2011

1 comentário:

Billal Bonnou disse...

Concordo plenamente com o que diz o presidente do Ruanda. E falta de atitude dos nossos dirigentes, com permitem que os outros continetes venham a intervir em assuntos africanos sera que entre africanos nao tem pessoas que possam ajudar em reconciliacao? Vem roubam nos o petroleo, ouro, diamantes e muito mais e os pobres cada vez mais pobres e os ricos (Governantes) cada dia mais e mais ricos. Haja escrupolus......... Sem nada mais ate breve. Bonnou