sábado, maio 07, 2011

África do Sul: Esposa do ministro sul-africano condenada por vender cocaína do Brasil

Joanesburgo - Sheryl Cwele, esposa do ministro sul-africano de Inteligência, foi condenada hoje (sexta-feira) a 12 anos de prisão por ter organizado uma rede de tráfico de cocaína a partir do Brasil, informou a agência Sapa.

O outro acusado, um nigeriano chamado Frank Nabolisa, foi condenado à mesma pena. Os dois anunciaram a sua decisão de apelar da sentença.
O ministro Siyabonga Cwele negou-se comentar a informação.

O juiz Koen Piet considerou que os dois tinham trabalhado juntos para recrutar duas mulheres com o objectivo de transportar drogas, informou a agência Sapa.

Sheryl Cwele foi acusada de narcotráfico em 2009 depois da detenção no Brasil de Tessa Beetge, uma mulher sul-africana que transportava 10 quilos de cocaína estimados em cerca de 292.000 dólares.

Os pais de Tessa Beetge declararam ao jornal sul-africano que Sheryl Cwele, de quem foram vizinhos, tinha organizado a viagem da sua filha ao Brasil depois de ter oferecido um emprego a ela. Tessa Beetge está actualmente presa em São Paulo.

A outra mulher, Charmaine Moss, que era encarregada de receber um pacote na Turquia, suspeitou de algo ilegal e recusou-se a participar do esquema, tornando-se testemunha no caso.

Sheryl Cwele foi detida em Janeiro de 2010 e logo foi libertada com pagamento de fiança. A sua prisão levou a oposição a pedir a renúncia do seu marido.

Fonte: Angola press - 06.05.2011

Sem comentários: